Raniere Barbosa reassume a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte


O presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (PDT), foi reconduzido na manhã desta quinta-feira, 22, à presidência da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam).
Em um evento prestigiado por edis de todas as regiões do estado, o vereador, que havia sido afastado do cargo em julho do ano passado, volta ao comando da entidade em substituição a Odair Diniz (PSDC), presidente da Câmara de Caicó, que permaneceu como dirigente interino por quase 7 meses.
Até o final de 2018, quando termina o seu mandato na Fecam, Raniere planeja colocar em prática parcerias com diversas instituições, de modo a oferecer serviços e capacitações a vereadores e funcionários de todas as câmaras do estado. Uma delas é com o Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB). Por meio de um convênio com a federação, o instituto vai oferecer cerca de 170 cursos.
Além do ITB, ações de qualificação estão sendo planejadas com a Fundação Ulysses Guimarães, com a Escola do Tribunal de Contas do Estado e as Escolas Legislativas Miguel Arraes e da Assembleia do RN. Com os convênios, a federação vai oferecer capacitação, sobretudo, nas áreas de recursos humanos, administrativo, resíduos sólidos, informática e idiomas.
Raniere afirma que o Governo do Estado também será um parceiro das ações da Fecam, para que o projeto “Câmara Cidadã”, existente em Natal e em municípios-polo, leve ações de cidadania e lazer a outras cidades.
“O desafio que nós temos é fortalecer cada vez mais as câmaras municipais e valorizar os vereadores. Nossa gestão tem como princípios a gestão compartilhada e interiorização. A base de tudo é o vereador. Ele é o mediador, é a voz, é o olhar da população. O vereador tem que ser muito valorizado e respeitado”, registra.
O presidente conta que o processo de transição da gestão de Odair Diniz para a sua foi tranquilo porque a diretoria da Fecam é “unida”. Agora, Odair voltará à condição de primeiro vice-presidente. “A Fecam não sofreu nenhum ruído. Nesta minha recondução, estamos apenas acelerando o trabalho que eu iniciei e Odair deu continuidade. Quando se tem trabalho unido, funciona”, destaca Raniere.
O vice avalia como positivo o período em que esteve à frente da Fecam. Segundo ele, a principal marca de sua gestão foi, de fato, a continuidade do trabalho que vinha sendo exercido por Raniere. “Cumprimos nosso papel. Tenho a satisfação do dever cumprido. Neste tempo, levamos as ações da Fecam para todo o estado por meio dos seus 12 polos, e ainda criamos mais 2”, disse.


AGORARN