Prestação de contas do primeiro ano de gestão em Tibau do Sul é apresentada à população


Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Tibau do Sul, o prefeito Antônio Modesto Macedo prestou contas, de forma inovadora e transparente, das ações desenvolvidas no município durante o primeiro ano de sua administração. O balanço foi exibido ao vivo em telões instalados em localidades distintas do município, na Pracinha do Pescador, em Pipa, e na comunidade de Bela Vista, para que a população acompanhasse as planilhas financeiras e imagens em vídeos das obras e projetos realizados pelo governo municipal.
O prefeito começou apresentando planilhas financeiras com receitas e despesas correntes de cada mês. Após explicar detalhadamente como investiu os recursos públicos,  inclusive destacando pagamentos regulares dos salários dos servidores públicos, Modesto  apresentou melhorias implantadas em diversas áreas na gestão. Os destaques ficaram para a parte de serviços urbanos, saúde, educação, turismo, obras públicas, cultura, esporte e lazer.  Bem como para a gestão mais justa e transparente na parte de tributação e finanças.
Nos serviços urbanos da cidade, o destaque ficou para a coleta de lixo e a limpeza das vias públicas, que agora estão funcionando, assim como a nova iluminação.  No trânsito, a Prefeitura implantou a rígida organização do transporte. Hoje, agentes de trânsito fiscalizam e educam os motoristas, e os pedestres têm mais espaço no passeio público.
Obras e equipamentos que estavam abandonados foram resgatados pela gestão em 2017. “A Prefeitura concluiu obras importantes também na saúde: as novas UBS’s de Cabeceiras e de Sibaúma já entregues, totalmente equipadas e prontas para funcionar”, revelou Modesto.
Após dez anos de espera, o Deck da Pipa foi reformado, graças à parceria público-privada estabelecida entre a Prefeitura e empresários do município. Os equipamentos esportivos do município também começaram a ser reestruturados, como o ginásio da comunidade de Bela Vista que teve a obra reiniciada, a quadra de Cabeceiras e o gramado da Vila Olímpica de Pipa, estes dois últimos com as obras concluídas e entregues à população.
A área da saúde também avançou bastante. Para oferecer um atendimento mais humanizado aos moradores, a Prefeitura adquiriu uma ambulância nova e recuperou as que já estavam à disposição do município. O Hospital 24 Horas passou por melhorias. As seis unidades básicas de saúde foram equipadas e agora oferecem diversas especialidades médicas.
A infraestrutura viária da cidade está sendo melhorada com obras de pavimentação em mais 40 ruas de diversos distritos, a abertura de novas avenidas e a construção do calçadão, que começa a ganhar forma. Além disso, a reforma do Cemitério de Pipa já está quase pronta.
A atenção dada pela Prefeitura ao setor turístico foi expressiva. “O turismo é tratado de forma profissional pela nossa gestão. Participamos de feiras nacionais e internacionais neste ano, apoiamos a instalação de uma nova sinalização turística e desenvolvemos ações de marketing que já estão aumentando o volume de visitantes ao nosso destino”, ressaltou o prefeito.
A prestação de contas mostrou ainda que os tibauenses do sul tiveram garantidos os acessos à cultura, esporte e lazer, graças ao apoio municipal dado aos atletas e artistas locais, à realização de campeonatos esportivos, shows musicais e eventos de turismo e gastronomia.
Na educação, escolas foram recuperadas, foi adquirido novo ônibus escolar e os antigos foram recuperados. Hoje são cinco veículos para o transporte de alunos que estudam no IFRN e em Universidades de outras cidades. O destaque é para o projeto que contempla 540 estudantes com acesso a ensino integral de qualidade e merenda extra em Tibau do Sul.