Instituto potiguar de educação oferecerá mais de 1,2 mi de vagas de qualificação



O empresário e professor Paulo de Paula está trabalhando em uma nova iniciativa no campo da educação com o intuito de qualificar não apenas a população potiguar, mas toda a brasileira. Ele crê que, deste modo, o país chegará ao ponto ideal para competir com o mundo tanto no setor educacional, quanto no produtivo. Isto porque, segundo ele, é preciso mão de obra qualificada para que o Brasil faça frente à concorrência internacional.
“A grande oportunidade na Educação do Brasil é na base da Pirâmide. Na Alemanha, 55% dos trabalhadores têm formação técnica. No Brasil, apenas 5%. Temos um campo que precisa crescer e vamos ajudar esses jovens a se formarem e serem produtivos. Para o país ser competitivo, precisa de duas coisas: metodologia de produção e mão de obra qualificada”, disse em entrevista concedida à Rádio 98 FM.
Conforme propõe o fundador da Universidade Potiguar, isso seria adquirido também através de uma metodologia que o Brasil tem começado a conhecer, a princípio, nas universidades. Para ele, o futuro do ensino está na educação híbrida – aquela que une uma lógica presencial à outra à distância. “Entendemos que a educação futura é híbrida; parte presencial, no laboratório, e à distância, com multimídia, filmes, slides e simuladores que poderão ser vistos e revistos pelo aluno. É uma metodologia que ensina a habilidade e a competência de fazer”.
O novo projeto de Paulo de Paula é o Prospere ITB (Instituto Tecnológico Brasileiro). Planejado há quatro anos, a iniciativa permite inscrições para vários cursos totalmente gratuitos de qualificação pelo Pronatec Voluntário. Recentemente, o Ministério da Educação abriu edital para empresas privadas que quisessem oferecer cursos gratuitos. Atualmente, o Prospere ITB possui 15 cursos técnicos à distância já autorizados no Brasil todo, e mais de 100 cursos de qualificação. São 1 milhão e 250 mil vagas de qualificação e cursos de 160 a 240 horas.
O Pronatec Voluntário, segundo explicou o professor, não é só para quem está estuda; é para o cidadão. Através do site prospereitb.com.br, ou no site do MEC, a pessoa pode se inscrever para receber uma senha e fazer o curso de qualificação, que proporcionará um certificado online ao fim. São cursos práticos que permitem iniciar a empreitada a um determinado curso técnico. “O aluno faz o curso, mas já está matriculado, se quiser, na continuidade de um curso técnico”, esclareceu.
As disciplinas poderão ser 100% aproveitadas. Se o curso possuir 1000 horas, quem cursou pelo Pronatec já tem 200 delas garantidas. “Atinge toda a gama. Aposentados, quem já está no mercado com o intuito de ser promovido; quem está querendo entrar, e quem faz ensino médio e fundamental. O certificado é reconhecido e regulamentado pelo Ministério do Trabalho. Vale ressaltar que, dentro do decreto do novo ensino médio (MedioTec), criou-se o quinto eixo, e esse material serve como apoio a esse eixo, porque até 2019 as escolas terão de escolher um curso técnico no ensino médio”, destacou Paulo.
Trabalhando no setor da Educação há quase 40 anos, Paulo de Paula julga que a tendência da Educação à Distância (EAD) é irreversível. Para ele, a modalidade já está sedimentada no ensino superior, enquanto que no ensino médio e técnico ainda se encontra em fase de aculturamento. A metodologia é feita de forma que o aluno possa repetir várias vezes a aula, gerando uma fixação de aprendizagem muito maior.
No Pronatec Voluntário são, atualmente, mais de 180 mil alunos matriculados só na primeira chamada do MEC, que segue até 18 de agosto. De acordo com Paulo de Paula, com a oferta de cursos gratuitos, espera-se atingir a marca de 800 mil alunos no Brasil todo. No Rio Grande do Norte, quem quiser continuar os cursos técnicos com a instituição terá 50% de desconto, com possibilidade de bolsas integrais. “Uma nova chamada será feita em setembro para quem perder a deste mês”, lembra.
Dos mais de 180 alunos matriculados, 80 mil já fazem os cursos nas plataformas. Ao todo, são 32 cursos, dentre eles: agente comunitário de saúde, agente de gestão de resíduos sólidos, agente de limpeza urbana, agente microcrédito, almoxarife, almoxarife de obras, assistente administrativo, assistente de controle de qualidade, assistente de crédito e cobrança, assistente de faturamento, assistente de logística, assistente de recursos humanos, assistente de tesouraria, assistente financeiro, auxiliar de fiscalização ambiental, auxiliar de escritório de saneamento, auxiliar de operação de estação de tratamento de águas, comprador, empresário de microempresa, espanhol básico, inglês básico, inspetor de qualidade, introdução à interpretação em língua portuguesa, libras, mensageiro, monitor do uso e conversação de recursos hídricos, operador de aterros sanitários e resíduos sólidos urbanos, operador de caixa, promotor de vendas, recepcionista, representante comercial e vendedor.
agorarn.com.br