Serviço de saúde e cidadania no Câmara Cidadã beneficia moradores na Zona Oeste
Em parceria com instituições do Sistema Fecomércio RN (Sesc e Senac), Governo do Estado e Prefeitura do Natal, o projeto Câmara Cidadã da Câmara Municipal de Natal está ampliando serviços de emissão de documentos, orientação em saúde e ações de cidadania para moradores do bairro de Nazaré e adjacências, na Zona Oeste de Natal.
No estande do ITEP, 150 pessoas estão emitindo 1ª e 2ª vias da carteira de identidade. Este é o número limite que o ITEP trabalha em ações de cidadania. Os procedimentos como a análise da documentação, fotos e análise da necessidade da segunda via, foram realizados ontem e hoje e serão concluídos amanhã, mas a procura foi tanta que as fichas disponíveis já acabaram.
A procura também é intensa nos estandes do Sesc e do Senac. Estão sendo oferecidos gratuitamente corte de cabelos, esmaltação de unhas e design de sobrancelhas. "A demanda está grande, só no primeiro dia foram 251 atendimentos. Os profissionais são formados pelo Senac e prestam esses serviços que estamos oferecendo até amanhã por ordem de chegada dos interessados", explica Maria José Tavares, coordenadora das ações do Senac no evento. Já o Sesc leva orientações sobre saúde para a população. "Estamos com orientação de saúde bucal, saúde da mulher, DSTs, câncer de mama e verificação de índice de massa corporal, além do espaço de leitura. É importante este espaço para pessoas carentes que muitas vezes têm esse serviço muito distantes do seu dia-a-dia", conta Leonardo Barreto, coordenador do atendimento do Sesc no Câmara Cidadã.
As Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (Sesap) também estão orientando sobre DST's e outras doenças no local, além da realização de testes rápidos de glicose, Sífilis e HIV, além da distribuição de preservativos e cloro para limpar a água. Os estandes estão instalados no pátio da basílica dos Mártires, para onde a Câmara também levou seus serviços legislativos como o Procon Legislativo, a Procuradoria, Ouvidoria, Memorial, Escola do Legislativo, além de Frentes Parlamentares e os gabinetes itinerantes, onde vereadores ou seus assessores estarão ouvindo as demandas dos moradores. O Plenário também foi montado na praça. É lá que ocorrerão as sessões ordinárias e audiências públicas.

