Centro de Controle de Zoonoses em Extremoz é aprovado por indicação do vereador Fábio Vicente


A Câmara Municipal de Extremoz aprovou por unanimidade a indicação de nº   029/2017 de autoria do Presidente da Casa, vereador Fábio Vicente (PR), na 24ª Sessão Ordinária  que aconteceu no último dia 13 de junho, que cria o Centro de Controle de Zoonoses no município de Extremoz.

Segundo o autor da indicação a base de ação do CCZ está no controle da população de animais domésticos (gato e cachorro principalmente) e de animais sinantrópicos (gambá, ratos, morcegos etc). Todos os serviços prestados têm isso como objetivo. A partir desse controle se torna mais fácil prevenir e lutar contra as doenças.

E tendo como serviços principais : recolhimento de animais, vacinação antirrábica (vacina que previne a raiva), controle de animais sinantrópicos (invasores de residências sendo os principais: ratos, capazes de transmitir a leptospirose e o mosquito da dengue), todo tipo de reclamação relacionada a vida animal, controle populacional desses animais, estágios, projetos e programa de educação preventiva no combate as possíveis doenças transmitidas pelos mesmos.

Segundo o vereador na última década o número de animais que perambulam pela cidade aumentou de forma assustadora, trazendo inúmeros transtornos para a população. “Um centro de controle é imprescindível para a saúde pública, pois irá proporcionar a remoção de animais em risco de morte, como também os que forem diagnosticados com doenças transmissíveis, os quais irão receber o tratamento devido e depois encaminhados para a adoção”, disse Fábio Vicente.