Câmara de Natal aprova repúdio a prefeito por ferir a liberdade de imprensa

Foto: José aldenir/Agora Imagem

A Câmara Municipal do Natal aprovou a Moção de Repúdio protocolada pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL) contra o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), por ter destratado a equipe de reportagem do Agora Jornal durante uma das sessões realizadas pelo projeto ‘Câmara Cidadã’ na Zona Norte de Natal no último mês de maio.
Na oportunidade, o prefeito se recusou a dar entrevista para o veículo e ainda tentou intimidar o repórter Tiago Rebolo, escalado para fazer a cobertura do evento. Solidário ao caso, o vereador Sandro Pimentel acabou protocolando a Moção, que veio a ser aprovada pela Casa e assinada pelo presidente Raniere Barbosa (PDT) no início deste mês de junho.
Em pronunciamento público após o caso, Sandro disse que durante a realização do Câmara Cidadã, “por várias vezes, o prefeito Carlos Eduardo ressaltou sua disposição política de abertura ao diálogo […] entretanto, tal comportamento não permaneceu o mesmo com o Portal Agora RN e a equipe do Agora Jornal, constrangida publicamente pelo gestor da cidade”.


A falha do prefeito é mais grave aos olhos do parlamentar quando ele cita seu “comportamento autoritário em tom de deboche […] com o Portal Agora RN, (que) fere não somente a liberdade de imprensa – um dos mais importantes instrumentos da democracia brasileira para conter abusos de autoridade –, como também atinge diretamente o direito da população à uma informação de qualidade”.
Em suma, Carlos Eduardo ignorou por quatro vezes as perguntas da reportagem – que buscava esclarecimentos sobretudo em relação ao afastamento do cargo no mês de abril e a crise financeira na Prefeitura –, e só atendeu a equipe do Portal Agora RN/Agora Jornal ao ser cercado por repórteres de outros veículos e ser questionado repetidas vezes sobre o assunto.
Antes de ceder à insistência, o chefe do Executivo da capital potiguar chegou a ironizar: “Você não viu o meu pronunciamento? Pois escreva, rapaz”, intimidou, manifestando incômodo com a equipe de reportagem. Em outro momento, ao se aprontar para dar entrevista a outras equipes de reportagem, Carlos Eduardo pediu que o repórter se afastasse e tentou excluir o veículo da coletiva.
Além disso, em uma evidente tentativa de constranger tanto o repórter quanto o fotógrafo do Agora Jornal presente no evento, o prefeito pedetista cobrou repetidas vezes a identificação do profissional e do veículo – e, após tomar conhecimento, esnobou com gestos. Ao deixar as dependências da Câmara Cidadã, voltou a desdenhar do repórter, que ficou sem as respostas necessárias para as questões formalizadas.
AGORARN.COM.BR