ONG abre 997 empregos em 4 Estados do Norte e Nordeste; só no RN são 238 empregos

Jomateleno dos Santos Teixeira, presidente do CESB

            A Confederação do Elo Social Brasil (CESB), ONG da sociedade civil com atividades voltadas a combater a desigualdade social, dará posse a diretores estaduais e regionais do CESB no Rio Grande do Norte, Amapá, Maranhão e Piauí e vai apresentar o projeto de construção de Centros de Transbordo e Triagem (CTT) que vai solucionar o problema do lixo nesses quatro Estados.
            Jomateleno dos Santos Teixeira, presidente do CESB, afirma que as instalações das regionais é o primeiro passo para que cada um desses Estados tenha usinas e prédios sociais que, além de gerarem empregos, vão oferecer cursos gratuitos a população.
           A Confederação terá a parceria do Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros (Sindetap) nessas ações o que é uma prova de que a sociedade civil organizada pode dar soluções a problemas que os poderes municipais e estaduais não dão conta sozinhos. “Os CTTs – afirma Jomateleno – serão uma revolução na cultura do lixo no Brasil, transformando o lixo em luxo”.
            Em cada um dos Estados, o presidente da Confederação visitará terrenos para a construção dos CTTs (usinas) e em áreas de risco social um prédio do Elo Social que oferecerá a população serviços de psicologia, assistência social, e advocacia, além de promover 370 cursos de formação profissional. No Rio Grande do Norte a Confederação prevê a criação de 238 empregos diretos com 34 CTTS e a construção de outros 34 prédios sociais do Elo Social, além de uma usina de compostagem e um crematório de animais. No Amapá, serão cinco CTTS, cinco prédios sociais e a geração de 32 empregos diretos; no Maranhão, o projeto prevê 69 CTTs, 69 prédios e 483 empregos e o Piauí receberá 32 usinas e seus 32 prédios sociais e mais 224 empregos.

            Quem são
            As quatro novas diretorias da Confederação terão o suporte dos diretores dos Sindetaps em cada um desses Estados: no Amapá, Fábio dos Santos Gonçalves; Maranhão, Marcos Adriano Figueiredo Pereira; Piauí, Washington Lima e Rio Grande do Norte, Marcelo Bezerra de Medeiros.
            Para dar início aos trabalhos, a CESB quatro cursos de cidadania. O primeiro acontecerá no Rio Grande do Norte amanhã (2) e sexta (3); Maranhão, 4 e 5 de março; Piauí, 6 e 7 de março e Amapá nos dias 8 e 9 de março.