Ministro do STF defende legalização das drogas


Em um seminário sobre a descriminalização do uso de drogas nesta terça-feira, 28, em São Paulo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso defendeu a legalização de todos os tipos de droga no Brasil.
O seminário, promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso, também contou com a presença do ex-presidente FHC. De acordo com Barroso, a legalização das drogas reduziria o poder do tráfico e os casos de vítimas inocentes no país.
O papel do Estado, segundo o ministro, é desincentivar o consumo das drogas: “Não estamos defendo as drogas, temos que enfrentar [o problema]. A guerra às drogas fracassou no mundo inteiro, mas o consumo só aumenta”.
Barroso defendeu que o consumo recreativo de drogas, em ambiente privado, não deveria ser proibido e que comportamentos que não causam danos a outras pessoas deveriam ser liberados.
Ainda de acordo com o ministro, réus primários com bons antecedentes flagrados com drogas não deveriam ser presos preventivamente, e sim receber outros tipos de pena, como prestação de serviço à comunidade.
O ministro do Supremo pretende defender a descriminalização apenas da maconha como um primeiro passo, posteriormente estendendo a decisão para outras drogas.
http://exame.abril.com.br/brasil/legalizacao-das-drogas-reduziria-o-poder-do-trafico-diz-barroso/