Faça a sua parte na 'Hora do Planeta' no dia 25 de março
Se você é desses que acredita que fazer a sua parte é essencial para salvar o mundo, não deixe de participar da Hora do Planeta neste sábado, 25. A ação de apagar as luzes por 60 minutos em determinado momento do dia, apesar de para muita gente parecer algo pequeno, pode ser extremamente significativo. O próprio impacto no cotidiano da sociedade, por exemplo, já pode chamar a atenção para as condições do planeta. Não é bacana?
Além de simbolizar a preocupação da sociedade com o aquecimento global, a ideia permite a reflexão sobre o nosso próprio comportamento no dia-a-dia. Perguntamos para os nossos telespectadores sobre outras ações que podem ajudar a reduzir os malefícios que nós mesmos causamos à Terra e eles responderam com muita sabedoria. Quer ver?
A Mariana Ferreira Carvalho e o Luciano Volkartti sugeriram que andássemos menos de carro e mais de bicicleta. A Camila Garcia e o Lázaro Rodrigo Wandekoken disseram que a redução do uso de plásticos pode ser uma boa para todo mundo. A Laudeni Sales Martins complementou dizendo que as sacolas plásticas deveriam dar espaço às alternativas sustentáveis.
Recebemos, também, exemplos de quem já está fazendo por onde para transformar a realidade! Olha o que o Beto Mondragon contou pra gente:
A Juliana S. G. também falou um pouco da sua experiência:
"O hábito ruim que eu tinha era lavar louça com a torneira ligada o tempo todo. Graças a Deus mudei isso, e hoje em dia quando vejo alguém fazendo isso, me dá nervoso. Eu mesma vou lá, desligo a torneira e falo: 'o meio ambiente agradece', com um sorriso. Graças a Deus não tenho mais nenhum hábito que prejudica o planeta. A sustentabilidade faz parte do meu dia a dia."
A Andressa Marangoni, apesar de saber que nem sempre é fácil, disse que quer fazer diferente:
"Durmo com a luz acesa quando estou muito cansada, mas pretendo mudar este hábito. Deixo isso acontecer por pura preguiça."
Como a Anna Dockhorn Carvalho lembrou, a reciclagem também é uma alternativa bacana. O problema é que não é tão fácil de encontrar locais que possuem o lixo recolhido separadamente. O Rogerio Cunha Carvalho, pensando nisso, disse que "devemos solicitar ao condomínio que entre em contato com empresas de coleta seletiva". Além, é claro, de fiscalizarmos o que tem sido feito pelas autoridades de cada lugar.
Mandaram para a gente, também, muitas críticas ao desperdício de água e energia; à sujeira depositada em praias, lagos e rios; à não valorização da educação; à politicagem; e até à falta de atenção ao outro. Há muitas coisas que precisam mudar. Mas, como a Márcia Gujanwski falou:
"Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar o seu eu. Cuide da saúde do planeta."
Informações:
Hora do Planeta: dia 25 de março, de 20h30 até 21h30.
http://gshow.globo.com