Festival Glomus chega em Natal com 180 músicos de 29 países nesta quarta (11)
Durante uma semana Natal será a Meca da cultura mundial, com a chegada de 180 artistas vindos dos cinco continentes. Dentre eles estão músicos, bailarinos e atores, que vão promover um intercâmbio cultural com apresentações gratuitas durante o festival Glomus.
O evento acontece entre os dias 11 e 20 deste mês, com apresentações em seis polos distribuídos pela cidade, e tem como lema promover o “diálogo entre culturas através da arte performática”.
Mali, China, Gana, Tanzânia e Cingapura estão entre os 29 países que devem ter sua produção cultural apresentada durante esta semana.
“É muito raro ter a nossa cidade como destaque para tantas nacionalidades e tantas formas de pensar cultura. É um evento que amplia entendimentos sobre outras culturas”, destaca o coordenador da Glomus, Fábio Presgrave, que também coordena o setor de Relações Internacionais da Escola de Música da UFRN.
O vento tem como foco a inclusão, a sensibilização entre as comunidades e o desenvolvimento de uma colaboração transcultural.
Junto com os artistas de instituições associadas a Glomus, chegam a Natal diversos ritmos e instrumentos que não são conhecidos no Brasil e essa pode ser uma oportunidade para ampliar conhecimentos musicais.
“É uma oportunidade de aprender sobre como se faz música ou como se faz dança em outros lugares do mundo. Durante essa semana as pessoas vão poder vivenciar isso presencialmente no lugar de ver apenas pela televisão ou pela tela dos computadores”, complementa Fábio Presgrave.
O festival é promovido pela Glomus Network, uma associação de escolas de música, dança e teatro de 29 países distribuídos entre os cinco continentes. A cada dois anos, a instituições ligadas a Glomus se reúnem para promover esse intercâmbio cultural entre os países que possuem instituições de ensino associadas.
Em 2015, o evento aconteceu na Malásia, país asiático. Este ano, Natal foi a cidade responsável por inserir o Brasil na história do evento, sediando a 5ª edição do festival Glomus.
A capital potiguar foi escolhida através Escola de Música da UFRN, única instituição de ensino de música da América do Sul que é membro permanente da associação. A posição da universidade dentro da Glomus é devida a infraestrutura da Escola e expressividade de seus projetos sociais.
Atividades de educação musical
O projeto musical é organizado de forma conjunta pelas ONGs Atitude Cooperação e Oficina de Sonhos. As entidades participarão do primeiro dia do evento em um concerto de abertura com a Orquestra de Música da UFRN, o grupo Jerimum Jazz Band e professores da Glomus. Este primeiro momento também tem participação do projeto Conexão Felipe Camarão, que embora não seja diretamente ligado a Escola de Música da UFRN, desenvolve parcerias com a instituição.
Além do concerto de abertura, o coordenador da instituição Fábio Presgrave também destaca na programação do evento as atividades realizadas no dia 14, 15 e 17. O primeiro dia tem a temática Música no Mundo e as apresentações realizadas no Parque da Cidade devem ter como foco a música árabe.
Já no dia 15, o festival chega ao Som da Mata. O evento que costuma levar artistas locais para tocar no Parque das Dunas desta vez vai receber convidados da África, em uma tarde voltada para apresentar alguns ritmos desenvolvidos no continente.
No dia 17, por sua vez, a programação na Pinacoteca do Estado começa com uma apresentação de Coco de Roda realizada por artistas de Tibau do Sul. Os músicos locais devem se juntar a músicos de outros países, que vão interagir como o coco de roda e agregar os seus próprios ritmos e instrumentos a nossa dança típica.
As apresentações acontecerão na Escola de Música da UFRN, Parque da Cidade, Parque das Dunas, Pinacoteca do Estado, Auditório da Escola de Governo do RN e Solar Bela Vista. Todos os espetáculos são gratuitos.
Além da programação voltada para o público externo, que tem início na próxima quarta-feira, dia 11, o festival também conta com atividades voltadas para os estudantes. Desde ontem 18 alunos e professores da Academia Sibelius de Helsinki, Finlândia, e da Escola Real de Dança da Dinamarca estão em Natal, fincando moradia na ONG Atitude Cooperação, onde compõem uma peça para o Concerto de Abertura junto aos estudantes da ONG.
O evento também deve promover oficinas e trocas culturais entre os estudantes de universidades associadas a Glomus, como uma forma de enriquecer a educação artística dos alunos.
Ainda dentro da programação interna para estudantes, o evento deve promover mostras de ritmos brasileiros para alunos de outras universidades.
O evento também tem como uma vertente importante as oportunidades que abre para músicos locais, considerando que algumas universidades associadas a Glomus chegam a trabalhar com mais de 100 acordos internacionais. “É uma experiência única”, finaliza Fábio Presgrave.
Programação
11/01 às 20h-
Concerto de Abertura – Orquestra Sinfônica da UFRN, Jerimum Jazz Band, Alunos das ONGs Atitude Cooperação, Oficina dos Sonhos, Conexão Felipe Camarão e FUNFFEC com professores da Glomus
Local: Hotel Holiday INN Arena das Dunas, Av. Salgado Filho
12 /01 às 20h30
Jam Session – improvisação de música e dança. Local: Solar Bela Vista
13/01 às 20h30
Música no Mundo – apresentações de música e dança de vários países. Local: Escola de Música da UFRN
14/01 às 16h30
Música no Mundo. Local Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
15/01 às 16h30
Som da Mata – Apresentação com música e dança de diversos países. Local: Parque das Dunas
17/01 às 20h30
Jam Session – Local: Pinacoteca do Estado
18/01
14h – Tour Chambre: apresentações de diversos continentes. Local: Escola de Música da UFRN
20h30 – Chinese Music Performance. Local: Escola de Música da UFRN
19/01 às 20h
Concerto de Encerramento – Orquestra Glomus, Coral Glomus e Grupo de Dança e Teatro Glomus. Local: Auditório da Escola do Governo
http://novojornal.jor.br/

