Castramóveis devem ir às ruas a entre fevereiro e março, afirma vereador
O programa de castração idealizado pelo governo está caminhando e as duas unidades dos Castramóveis, adquiridas pela Prefeitura de Natal, têm previsão para início de atividades no final de fevereiro ou começo de março, segundo o vereador Sandro Pimentel (PSOL), idealizador da iniciativa.
Em reunião com o secretário de Saúde de Natal Luiz Roberto Fonseca, o representante de medicina veterinária da UnP e o representante do curso de Administração da UFRN, ficou estabelecida que a prefeitura fará uma parceira com as duas universidades, na qual os estudantes da Universidade Potiguar farão as cirurgias e os estudantes da UFRN farão a tarefa administrativa do programa.
A princípio, os Castramóveis ficarão próximos a uma unidade de saúde do município em uma das zonas de Natal, dois dias por semana, atendendo a um público intitulado pelo vereador de “acumuladores”, ou seja, pessoas que tem mais de 20 animais em casa. A expectativa é que, no início do projeto, sejam castrados pelo menos 100 animais por semana. Após um período de uma ou duas semanas (ainda não definido) os veículos trocarão de zona, fazendo assim uma rotatividade por todas as regiões da cidade.
Em seguida ao período destinado aos acumuladores, o serviço será destinado às demandas mais individuais, mas, para isso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único, o que garante o atendimento para a população carente que tem uma renda de 0 a 3 salários mínimos.
agorarn.com.br