São João deixa Câmara sem votar por duas semanas



Até o dia 4 de julho todas as sessões realizadas no plenário da Casa serão solenes e de debates, sem votações ou contabilização de faltas. Ato de Maranhão gerou “feriadão” com 13 dias ininterruptos de folga para os deputados – e contrariedade em alguns deles.
O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu que até o dia 4 de julho todas as sessões realizadas no plenário da Casa serão solenes ou de debates. Ou seja, não haverá ordem do dia e, portanto, não serão contabilizadas faltas e nem realizadas votações de matérias durante o período. Em ato encaminhado à Secretaria-Geral da Mesa, o presidente utilizou como justificativa o feriado junino, que faz homenagem a São João nesta sexta-feira (24), recebendo apoio, principalmente, da bancada do Nordeste, uma das mais envolvidas nos festejos. A ação de Maranhão gerou um “feriadão” com 13 dias ininterruptos de folga para os deputados.
A ideia inicial era manter a ordem do dia pelo menos no início da próxima semana, segunda (27) e terça-feira (28). Entretanto, com o feriado de São Pedro no dia 29 (quarta), parlamentares pressionaram o presidente interino por uma solução alternativa. Já para os trabalhos nas comisões, Maranhão afirmou que, em caso de quórum, as discussões poderão seguir normalmente.
Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados