Inclusão Social: Ronda Cidadã cadastra moradores que necessitam de carteira de identidade
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Programa Ronda Cidadã, tem realizado uma mudança de paradigma em termos de segurança pública com a filosofia da polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania. Exemplo disso é o trabalho de visitas comunitárias realizadas diariamente pelos policiais visando diagnosticar os principais problemas enfrentados pela população. Na mais nova ação, deste corpo a corpo, os agentes de segurança pública estão cadastrando todos os moradores que não possuem ou que necessitem da 2º via da carteira de identidade (RG).
A ação social estimulada pelo Governo do Estado tem objetivo principal de orientar a pessoas quanto aos direitos que elas possuem e que são oferecidos pelos órgãos públicos. No Brasil, a carteira de identidade é um dos principais documentos de identificação, sendo inclusive considerado, necessário para todo e qualquer tipo de transação que o cidadão possa fazer.
De acordo com o Major Antônio Marinho, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), o trabalho está sendo efetuado por meio da integração da Força Nacional, do Instituto Técnico Científico do Rio Grande do Norte (ITEP) e da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom) da Sesed.
“A nossa previsão é que mais de 150 pessoas sejam atendidas nesta primeira ação. Nossos policiais estão visitando casa a casa, desde a semana passada, onde estão sendo feitos os cadastros para que, em uma data próxima a ser marcada, possamos confeccionar e distribuir este documento tão importante para o cidadão”, disse o Major Marinho.