Papai Noel dos Correios recebe mais de oito mil cartas


A pequena Cosma tem oito anos, estuda numa escola municipal em São Jose do Mipibu. Seu grande sonho: ganhar o material escolar pelas mãos do bom velhinho.
Sua carta está entre as milhares que chegam ao centro de triagem da agência dos Correios da Ribeira, enviadas por crianças ao projeto Papai Noel dos Correios que ficam disponibilizadas para adoção em todas as agências da empresa no estado.
Igual a Cosma, que sonha em garantir os seus estudos e diminuir os gastos dos pais, agricultores que garantem o sustento dela e de mais quatro irmãos com muito esforço, as cartas traduzem sonhos e desejos diversos de milhares crianças da rede pública estadual e municipal.
Hallina Dantas, coordenadora do Projeto". Estas cartas emocionam todos que trabalham aqui
Hallina Dantas, coordenadora do Projeto”. Estas cartas emocionam todos que trabalham aqui
Mensagens como a dela, vindas de vários municípios do RN, emocionam diariamente uma equipe de dez funcionários, familiares e voluntários que se revezam no cadastramentos das correspondências.
“ Aqui todos os dias nos emocionamos, choramos muitas vezes com as histórias e pedidos que são enviados. São cartas de crianças de famílias de baixa renda que muitas vezes não têm o mais básico , cujos pais não têm condições mínima de presentear os filhos”, afirma Halinna Dantas, coordenadora do projeto que já recebeu mais de oito mil cartas.
Pedidos
As cartas, escritas ou desenhadas, pedem todos os tipos de presentes: óculos, bonecos, carrinhos, bicicletas, entre brinquedos diversos” . “Houve uma criança que pediu um tratamento odontológico, outra que pediu um presente para a mãe, uma terceira que deseja presentear outras crianças da comunidade. São histórias que emocionam e que nos trazem uma grande reflexão de vida.
Para esse ano, os Correios ampliaram o número de municípios que participam da campanha. Além das agências de Natal e municípios da Região Metropolitana, Currais Novos e Mossoró, também é possível adotar cartinhas nas unidades dos Correios de Açu, Caicó, Macau, Nova Cruz, Parelhas, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Severiano Melo.
As cartinhas vem da comunidade, enviadas pro crianças de todo o Rio Grande do Norte, e de 65 escolas da rede pública de ensino selecionados pelas secretarias de Educação, todas situadas em áreas carentes.
O período de “apadrinhamento” das cartas se estende até o dia 12 de dezembro, quando se encerra também o prazo para entrega dos presentes nas agências participantes. Os Correios se responsabilizam pela remessa do presente à escola onde estuda a criança ou à residência. Independentemente da obtenção do presente solicitado, todas recebem uma carta-resposta do Papai Noel.
Em 2012, foi registrado um crescimento de 20% no número de cartinhas adotadas aqui no Estado em relação ao ano anterior, o que representou um total de 8.167 crianças contempladas com presentes diversos, como material escolar, bolas, bonecas, bicicletas, roupas, calçados, e até óculos de grau, cama e outros bens de primeira necessidade.
Em 2013, os Correios esperam contar novamente com a solidariedade da população potiguar para conseguir superar os números do ano passado. O Rio Grande do Norte é o 3º Estado do Nordeste que mais contempla crianças.
Os interessados podem mobilizar vizinhos, colegas de trabalho, amigos e familiares para colaborarem com o Papai Noel dos Correios, ajudando a tirar os sonhos das crianças do papel.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe da Assessoria de Comunicação dos Correios no RN, através dos telefones (84) 3220-2472/2405 ou pelo e-mail ascom-rn@correios.com.br

Foto e texto: portalnoar.com