SISTEMA FECOMERCIO RN LANÇA PROCESSO SELETIVO PARA ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO
Click no cartaz para ampliar
O presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, a diretoria da Fecomercio RN e o diretor regional do Sesc RN, Laumir Barrêto, realizam na próxima segunda-feira, 23.05, durante um café da manhã a partir das 8h no Restaurante Mangai, o lançamento oficial do processo seletivo 2011/2012 para a Escola Sesc de Ensino Médio (Esem). A Esem é uma instituição de excelência na sua área. Trata-se de uma escola localizada no Rio de Janeiro que oferece o que há de mais moderno em equipamentos e técnicas pedagógicas, além de um corpo docente de primeira linha, com direito, ainda, a alojamento, material didático e até a um lap top para cada aluno. Tudo de forma gratuita.
Podem concorrer a uma vaga todos os alunos concluintes do Ensino Fundamental em 2011, tanto de escolas públicas quanto privadas. No total são oferecidas anualmente 177 bolsas de estudo integral para todo o país.
A Escola Sesc de Ensino Médio é um projeto pioneiro no país, idealizado segundo os moldes das escolas de tempo integral dos principais países desenvolvidos do mundo. Ela oferece ampla infra-estrutura, incluindo prédios residenciais para alunos e professores, laboratórios, teatro, biblioteca com 40 mil volumes, ginásio poliesportivo e rede wireless. Os alunos e professores vão morar na escola, acompanhando as turmas em tempo integral.
Além das disciplinas que compõem a grade curricular das escolas tradicionais, a Esem oferece cursos nas disciplinas de música, artes plásticas e cênicas. Também estão incluídos no currículo de seus alunos, o conhecimento de idiomas (inglês e espanhol) e o domínio de ferramentas tecnológicas.
Com um projeto arquitetônico no qual o Departamento Nacional do Sesc investiu R$ 94 milhões, a escola é totalmente informatizada. O campus tem acesso a internet sem fio. As turmas têm no máximo 15 alunos e são oferecidas, além das disciplinas tradicionais do ensino médio, cursos nas disciplinas de música, artes plásticas e cênicas, Inglês e Espanhol.
Outro diferencial da Escola Sesc de Ensino Médio é a valorização dos professores, oferecendo condições mais adequadas de trabalho, com tempo remunerado para planejar as aulas e discutir com os colegas.
No ano passado o primeiro grupo de quatro alunos potiguares se formou na primeira turma concluinte da Esem (eles ingressaram na instituição em 2008).
Os quatro são da cidade de Caicó e se destacaram na vida acadêmica da instituição nestes três anos. Um dos exemplos mais claros deste destaque é o de Aline Alves de Morais, de 16 anos. Em 2009, ela já havia recebido o título de “Excelência Pedagógica”, por ter conquistado a melhor nota média na instituição. Ex-aluna do Colégio Diocesano de Caicó, ela foi selecionada juntamente com outros três estudantes do Rio Grande do Norte no final de 2007. Aline conseguiu o primeiro lugar na sua faixa de escolaridade com a média de 9,46. A jovem também foi escolhida para ser monitora das disciplinas de Química, Matemática e Inglês.
Já em 2010, a caicoense foi a aluna laureada, com a maior média entre todos os mais de 90 alunos desta primeira turma de formandos. A mãe de Aline, a enfermeira Ana Maria Morais, e seu pai, José Guedes de Morais, um oficial da reserva do Exército, extremamente orgulhoso, afirmam que o sucesso da filha deixou claro que valeu a pena o sacrifício da separação. ‘‘Mas ela está construindo seu futuro e já está até influenciando a irmã de 14 anos que deseja seguir o mesmo caminho’’. Residente no populoso bairro Paraíba, no centro de Caicó, Ana Maria dá um recado para os adolescentes que desejam vencer na vida escolar: “Qualquer um pode. Basta ter uma rotina diária de estudos, sem muito estresse, mas sempre se esforçando para alcançar boas notas”, comenta. Além de Aline, se formaram nesta turma os alunos Judas Tadeu Alves dos Santos, Verônica Layanny de Medeiros e Raonny de Araújo Queiroz.