Moradores do Residencial Esperança recebem título de propriedade de novas residências

Um total de 75 moradores da antiga comunidade do Detran, na Cidade da Esperança, atual Residencial Esperança, recebeu da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, na tarde desta sexta-feira (15), o documento de Concessão do Direito Real de Uso (CDRU). O CDRU corresponde à escritura pública (título de propriedade) das novas residências, construídas pela Prefeitura do Natal, através das Secretarias Municipais de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e Obras Públicas e Infraestutura (Semopi).
“Além de garantir moradia digna para as famílias, agora estamos concedendo a propriedade definitiva das residências, promovendo cidadania às pessoas”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa. Foram construídas na antiga comunidade do Detran, 117 novas casas, todas já entregues pela chefe do executivo municipal natalense às famílias que antes viviam em condições subumanas, em meio ao lixo, a lama e em residências feitas com restos de papelão, plástico, madeira.
“Já estamos desenvolvendo o processo de regularização fundiária das demais 42 famílias restantes, que receberão seus títulos de propriedade num prazo de até 30 dias”, informou o titular da Seharpe, Paulo Roberto de Menezes Júnior, dizendo ainda que os títulos entregues aos moradores do Residencial Esperança fazem parte do Programa Minha Casa, que promove a regularização fundiária na capital potiguar.
Uma das beneficiadas que recebeu o título de propriedade foi a lavadeira Francisca Gomes. “Minha vida mudou totalmente, pois agora tenho um lugar digno para morar com meu filho de 21 anos”, afirmou Francisca Gomes, que mora na antiga comunidade do Detran há 20 anos e conhece bem a realidade anterior em meio ao lixo, ratos, insetos, doenças, sem condições adequadas de moradia.
As novas casas entregues foram construídas no formado de sobrado, com sala, cozinha, banheiro e área de serviço no térreo e dois quartos no primeiro andar, todas dotadas de energia elétrica e água encanada. Das 117 novas residências, cinco são adaptadas a pessoas portadoras de necessidades especiais. Foram investidos pela Prefeitura do Natal, R$ 2,19 milhões para edificação do Residencial Esperança.

Homenagem
Durante a solenidade de entrega dos títulos de propriedade, um grupo de moradores beneficiados homenageou a prefeita Micarla de Sousa pela passagem do seu aniversário nesta sexta-feira (15), com direito a bolo, mensagens ao vivo com carro, carta, fogos de artifício, parabéns pra você, além da jovem Lany Melo, que cantou em homenagem à chefe do executivo municipal natalense. Ela veio direto da Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil da zona Norte, junto com a mãe, Maria Alzeneide Leandro.