Fecomércio propõe parcerias com Governo do Estado
Foto: Ivanizio Ramos
Representantes da Fecomerio/RN e a governadora Rosalba Ciarlini
A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na tarde desta terça-feira (29) com os dirigentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio/RN) para discutir parceiras nas mais diversas áreas.
O presidente da entidade, Marcelo Queiroz, iniciou a reunião presenteando a Governadora com livros editados pelo Sesc/Senac.
Marcelo apresentou os investimentos que serão feitos até 2014 nas unidades que fazem parte do Sistema Fecomércio. “De 2010 até 2014 vamos investir algo em torno dos R$ 120 milhões tanto no Sesc, que atua nas áreas de esporte, cultura e lazer do trabalhador, como no Senac, responsável pela qualificação profissional” explicou o presidente.
Segundo Marcelo, o Hotel Barreira Rocha, por exemplo, será ampliado e no local será construída a Escola de Hotelaria, que atualmente funciona de forma precária. “Vamos investir R$ 20 milhões para adaptar o espaço para a escola. Atualmente, o Hotel Escola forma três mil profissionais por ano. Queremos aumentar esse número para seis mil”, disse ele.
Outro projeto apresentado pelos dirigentes se refere ao programa Carreta da Mulher, uma unidade móvel que irá oferecer exames, como mamografia e ultrassonografia e clínicas médicas. As unidades irão dispor de médicos e demais profissionais para funcionar adequadamente. Os empresários solicitaram do Governo a parceira para fornecer o tratamento depois que as pacientes receberam o diagnóstico. A Governadora se mostrou sensível em atender a solicitação. “Nós estamos com um projeto parecido que é o Programa da Mulher, que tem o mesmo objetivo, levar atendimento aos locais onde não existe unidade de saúde. Mas queremos ampliar o atendimento para o homem também, que não costuma ir ao médico.” O Projeto apresentado pela Fecomércio foi entregue nas mãos da secretária adjunta de Saúde Pública, Ana Tânia, para ser definido numa segunda reunião entre Fecomércio e Sesap.
Os dirigentes da Fecomércio apresentaram a possibilidade da entidade adotar o Teatro Alberto Maranhão, a exemplo do que acontece em outros Estados. Rosalba informou que existe a intenção da atual administração em movimentar o TAM e incentivar as produções culturais locais. Mas não dispensou a possibilidade de firmar a parceria com a Fecomércio e já pré agendou uma reunião dos empresários com a secretária extraordinária da Cultura, Isaura Rosado.
Na oportunidade, os dirigentes convidaram a Governadora para participar das comemorações do Dia do Trabalhador, celebrado em 10 de maio, quando a Fecomércio irá promover um dia intero de atividades esportivas e culturais e oferecer atendimento nas mais diversas áreas. Rosalba confirmou presença no evento que vai acontecer na Praça Cívica.
Outra parceira, desta vez solicitada pela Governadora, foi a possibilidade do Senac oferecer cursos para alunos da rede pública de ensino que se destacarem durante o ano letivo, bem como oferecer também cursos de capacitação aos professores que mais se comprometerem com o ensino. “Seria muito bom que o Senac pudesse oferecer prêmios para alunos e professores. Estou interessada em melhorar a educação e para isso precisamos estimular o aluno e valorizar o professor” disse ela. Parceria que foi praticamente fechada, pois segundo Marcelo Queiroz “esses prêmios eram oferecidos outras épocas, mas o programa parou por falta de interesse de gestões passadas em encaminhar para o Senac os nomes dos alunos a serem agraciados”.
“É fundamental estreitarmos nosso relacionamento para trabalhar para o desenvolvimento do nosso Estado. Fecomércio e Governo trabalhando juntos para oferecer saúde, cultura e educação para a população” finalizou a Governadora.
Também participaram da reunião o diretor regional do Sesc, Laumir Barreto; o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, os secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama e da Infraestrutra, Kátia Pinto; e a secretária adjunta da Saúde Pública, Ana Tânia.