SEMOB promove projeto Via Livre nas Escolas

Depois do sucesso nas principais avenidas de Natal, A Semob reinicia o programa Via Livres nas Escolas, voltado para melhorar o trânsito na cidade. O projeto tem como objetivo principal evitar congestionamentos e desrespeito às leis de trânsito na porta das escolas durante o embarque e desembarque dos alunos.
Até o momento, segundo a Semob, 25 escolas aderiram ao programa e algumas já executaram as modificações sugeridas pelos engenheiros de trânsito para melhorar o embarque e desembarque de alunos, como a construção de baias. Além dessas adequações, as escolas estão realizando um trabalho de educação no trânsito para pais e alunos.
O diretor do Departamento de Educação de Trânsito da Semob, José Gilenildo afirma que o projeto melhorou a realidade do trânsito na porta das escolas. “O dia-a-dia dos pais ficou mais fácil com o embarque e desembarque de alunos, além dos novos estacionamentos que estão sendo criados e as campanhas educativas voltadas para os pais e filhos no trânsito”, afirma Gilenildo.
Sobre o interesse de participação das escolas, José Gilenildo destaca que várias escolas já apresentaram projetos a Semob para avaliação técnica. “Vamos incentivar as escolas a conversarem com os proprietários de vans e atuarem em parceria com os cadastros de alunos”, diz. Ele exemplifica: “Uma escola pode apresentar um cadastro com alunos do bairro de Candelária e entre eles, formarem um grupo de transporte escolar, facilitando o transporte desses alunos."
O projeto é operacionalizado com a distribuição de cartilhas educativas e conscientização dos pais e alunos. Na segunda fase do projeto, a Semob fiscaliza as ruas das escolas e punir os pais, com advertências e multas.
A operação vem sendo desenvolvida nos períodos da manhã e tarde , nos seguintes colégios: Contemporâneo (Salgado Filho), Nossa Senhora das Neves (Rua Olinto Meira), Salesiano (Ribeira), CEI (Romualdo Galvão), Jardim escola Lápis de Cor (Av. Amintas Barros), Colégio Nossa Senhora de Fátima (Av. Rodrigues Alves), Colégio Imaculada Conceição (Av. Deodoro da Fonseca), Marista (Rua Apodi) e Maristela (Rua Régulo Tinôco).
Mais informações sobre o assunto por meio dos telefones: (84) 3232 9128 e 3232 9116.