Empresários ganham prazo maior para declarar

Os empreendedores individuais que ainda não apresentaram a declaração anual de rendimentos terão um prazo adicional para ficar em dia com a Receita Federal. O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSIM) ampliou de 31 de janeiro para o último dia de fevereiro (28) de cada ano o prazo para o Empreendedor Individual entregar a declaração. A medida beneficia todos os autônomos formalizados nessa categoria jurídica no Rio Grande do Norte, totalizando 11.178 profissionais potiguares. Desse total, apenas 10% dos empreendedores individuais já haviam enviado o documento.

A decisão de prorrogar o prazo de entrega foi aprovada nesta semana e divulgada ontem. A ampliação do prazo para entrega da declaração anual de receita do Empreendedor Individual está na Resolução n° 81/10. De acordo com o secretário executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, a medida beneficia os empreendedores seguindo a tendência verificada na Receita de entrega de declarações num prazo médio de dois meses. “Esse alongamento do prazo é muito bom porque, assim, os empreendedores terão como enviar a declaração com mais calma. Mas, é importante fazê-la com uma certa antecedência e não deixar tudo para a última hora”, avisa a coordenadora estadual do programa Empreendedor Individual, Sandra Martins.
Devido ao curto período, o Sebrae-RN havia montado um regime especial na Central Fácil e nos escritórios regionais para ajudar quem precisasse de auxilio no envio da declaração. Além disso, a equipe técnica também estabeleceu um cronograma de atendimento itinerante em municípios onde não há escritório. Nesta semana, a equipe percorreu os municípios de Arêz, Goianinha, São José de Mipibu e Tibau do Sul, onde foram entregues mais de 100 declarações. Fonte: Tribuna do Norte