Projeto inovador garante aproximação entre alunos e textos literários em Parnamirim
Cestos cheios de obras literárias espalhadas por todas as salas de aula e centenas de alunos, professores, administradores e visitantes em total silêncio e concentração. É assim que começa o dia na Escola Estadual Maria Cristina, em Parnamirim-RN, que integra o projeto "Escolas de Leitores", realizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em parceria com o Instituto C&A, a Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (SEEC) e as Secretarias Municipais de Educação de Natal e Parnamirim. O comportamento nada convencional faz parte da iniciativa “Hora de Ler”, que tem ajudado a incluir a leitura literária no cotidiano escolar. Nos primeiros 15 minutos de aula, em cada turno, todas as pessoas que estiverem na instituição são convidadas a escolher um texto e lê-lo.
O Hora de Ler já havia sido implementado na escola há algum tempo e retornou neste ano. "A ideia estava adormecida e foi no dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, que retomamos o projeto com todo o gás”, explicou a professora da sala de leitura e uma das responsáveis pela iniciativa, Angélica Vitalino. As mudanças, segundo ela, são observáveis em vários aspectos. Os alunos estão mais interessados pela literatura, menos agitados e bastante concentrados nas aulas. “Todos estão levando muito a sério. É impressionante a concentração dos alunos neste momento de leitura”, afimou.
Recentemente, com o projeto "Restaurante Literário", a escola foi uma das 22 instituições brasileiras vencedoras do concurso Escola de Leitores, realizado, no ano passado, por iniciativa do Instituto C&A, em parceria com secretarias de Educação e instituições sem fins lucrativos da área da promoção da leitura de todo o país. No RN, os parceiros são o IDE e o Governo do Estado, por meio da SEEC.
A escola campeã embarca no próximo 16 de agosto para Bogotá, na Colômbia, para conhecer de perto as políticas de promoção da leitura daquele país. Além da viagem à Colômbia, as escolas vencedoras recebem recursos financeiros para a implementação de projetos de leitura e para formação técnica. Um total de R$ 412 mil está sendo investido pelo Instituto C&A em projetos de promoção da leitura nas 22 escolas ganhadoras do concurso. O Rio Grande do Norte teve cinco escolas campeãs. A Escola Estadual Maria Cristina atende aos alunos do 5º ao 9º ano, durante os dois primeiros turnos dia, e à noite trabalha com Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
O Hora de Ler já havia sido implementado na escola há algum tempo e retornou neste ano. "A ideia estava adormecida e foi no dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, que retomamos o projeto com todo o gás”, explicou a professora da sala de leitura e uma das responsáveis pela iniciativa, Angélica Vitalino. As mudanças, segundo ela, são observáveis em vários aspectos. Os alunos estão mais interessados pela literatura, menos agitados e bastante concentrados nas aulas. “Todos estão levando muito a sério. É impressionante a concentração dos alunos neste momento de leitura”, afimou.
Recentemente, com o projeto "Restaurante Literário", a escola foi uma das 22 instituições brasileiras vencedoras do concurso Escola de Leitores, realizado, no ano passado, por iniciativa do Instituto C&A, em parceria com secretarias de Educação e instituições sem fins lucrativos da área da promoção da leitura de todo o país. No RN, os parceiros são o IDE e o Governo do Estado, por meio da SEEC.
A escola campeã embarca no próximo 16 de agosto para Bogotá, na Colômbia, para conhecer de perto as políticas de promoção da leitura daquele país. Além da viagem à Colômbia, as escolas vencedoras recebem recursos financeiros para a implementação de projetos de leitura e para formação técnica. Um total de R$ 412 mil está sendo investido pelo Instituto C&A em projetos de promoção da leitura nas 22 escolas ganhadoras do concurso. O Rio Grande do Norte teve cinco escolas campeãs. A Escola Estadual Maria Cristina atende aos alunos do 5º ao 9º ano, durante os dois primeiros turnos dia, e à noite trabalha com Ensino de Jovens e Adultos (EJA).