ALCOÓLICOS ANÔNIMOS COMEMORAM 75º ANIVERSÁRIO

Os 75 anos de criação da Irmandade de Alcoólicos Anônimos serão comemorados no próximo dia 10 de junho em todos os cerca de trinta grupos instalados em Natal. O A.A. - como é popularmente conhecido - é uma experiência iniciada em 1935, na cidade de Akron, Ohio (EUA), com o encontro de Bill W., um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque, e o Dr. Bob, um cirurgião de Akron. Ambos haviam sido alcoólicos desenganados. Eles perceberam que com a troca de experiência sobre o alcoolismo conseguiam ficar sem beber.

Segundo documento distribuído mundialmente, ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperar do alcoolismo. O documento acrescenta que ?O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber? e acrescenta que ?Para ser membro de A.A. não há necessidade de pagar taxas nem mensalidades?, explicando: ?somos auto-suficientes, graças às nossas próprias contribuições?.
Informando que o propósito primordial dos participantes da irmandade é o de se manterem sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançar a sobriedade, A.A. esclarece que ?não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum partido político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas.?

A.A. NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO NORTE
Fundado em 10.06.1935, Alcoólicos Anônimos chegou ao Brasil em 05.09. 1947, através do Rio de Janeiro. Em 27.07.1975 chegou ao Rio Grande do Norte através de Caicó, onde foi formado o Grupo Seridó, primeiro grupo do A.A. potiguar. No ano seguinte - 26.11.1976 ? a Irmandade chegava a Natal, através da formação do Grupo Natal, que funciona na Praça Padre João Maria, 58, 1º Andar.
Com a formação da irmandade, foi desencadeado um processo criativo que podemos considerar iluminado, no qual surgiram todos os princípios que hoje estão à disposição dos alcoólatras para vivenciarem os seus processos de recuperação: os Doze Passos, as Doze Tradições e os Doze Conceitos para os Serviços em Alcoólicos Anônimos. Qualquer alcoólatra que seguir o que recomendam esses 36 princípios, com certeza conseguirá manter-se sóbrio e mudar o rumo da sua vida. Faz 75 anos que vemos a prova desta mudança, onde os ébrios transformaram-se e continuam se transformando em pessoas responsáveis e prósperas, com uma boa qualidade de vida resultante da conscientização e troca de experiências.
Entre os instrumentos de trabalho utilizados pelos grupos de A.A., existe um questionário interessante, segundo o qual quem responder SIM a quatro das doze perguntas ou tem ou poderá vir a ter problema com a bebida alcoólica. Eis as perguntas:
1. Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais), sem conseguir atingir seu objetivo? 2. Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber? 3. Já tentou controlar sua tendência de beber demais, trocando uma bebida alcoólica por outra? 4. Tomou algum trago pela manhã nos últimos doze meses? 5. Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas? 6. Seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses? 7. A bebida já criou problemas no seu lar? 8. Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras? 9. Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e pára quando quer? 10. Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida? 11. Já experimentou alguma vez ?apagamento? durante uma bebedeira? 12. Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse?

---

FONTE: AA/RN - Rua Princesa Isabel, 648 - Edifício Santa Anísia - Centro - Salas 4 e 5 - Caixa Postal: 551 CEP 59025-400 - Natal/RN - Fone/Fax: (84) 3221-2777