Governadora lê última mensagem anual na AL

FOTO: Morais Neto

Durante a sessão solene para leitura da sua mensagem anual, que marca a abertura dos trabalhos legislativos, a governadora Wilma de Faria fez uma prestação de contas dos sete anos de sua administração, destacando também as obras que estão em andamento e que pretende entregar até a sua saída do governo, em abril. A sessão foi realizada na tarde desta quinta-feira, 2, e Wilma começou falando dos investimentos em saneamento, quando, até o final desse ano, a parceria com o governo federal terá garantido mais de R$ 1 bilhão nessa área, fazendo com que 100% dos municípios norte-rio-grandenses tenham acesso ao serviço.

O plenário e galerias da Assembléia Legislativa estavam lotados e a solenidade contou também com a presença dos parlamentares mirins, eleitos em 2009. Algumas categorias de servidores públicos marcaram presença, como os casos da Educação e Saúde, estes últimos reivindicando que a governadora retire o veto à emenda orçamentária que trata do plano de cargos e salários.
Num pronunciamento bastante emocionado, principalmente quando citou os avanços na área da Educação e o trabalho realizado pelo ex-secretário Ruy Pereira, a governadora chegou inclusive a pedir um minuto de silêncio em memória do seu ex auxiliar e foi bastante aplaudida nessa hora: “Ruy foi um grande companheiro que comigo lutou esses anos todos. Era um amigo, um bom secretário e um bom político”, disse.
A mensagem governamental teve alguns tons críticos, como no momento em que a governadora disse que seu governo era um divisor de águas em matéria de adutoras: “O abastecimento d´água não era um problema resolvido como alguns alardeavam. Avançamos e chegamos às comunidades que não constavam no antigo mapa das adutoras”. Até o final de 2010 serão 1.506 km de adutoras em todas as regiões, “Efetivamente o maior programa de adutoras já feito no Rio Grande do Norte”, afirmou.
Estradas, assistência social, turismo e saúde foram as outras áreas de destaque na mensagem anual, que foi encerrada com governadora agradecendo aos que colaboraram com sua administração, começando pelo vice governador Iberê Ferreira de Souza, a quem chamou de parceiro de todas as horas.
Wilma também mencionou os parlamentares e em especial o presidente da Casa, deputado Robinson Faria, “Pela colaboração com o governo, aprovando projetos de interesse do povo”. A governadora não deixou de saudar seus opositores, a quem disse reconhecer o espírito público e superação das diferenças políticas, votando causas favoráveis ao estado. Ao final, fez um apelo: “O governo de todos ainda tem muitas obras para concluir e inaugurar. Peço aos integrantes da administração um empenho ainda maior para que possamos cumprir todos os nossos compromissos”.