Natura inova seleção de trainees com o programa “Próximos Líderes”
Com o objetivo de alinhar a contratação de trainees à evolução do seu modelo organizacional, a Natura criou o programa “Próximos Lideres”. Inovador na proposta e no modelo de seleção, o processo se diferencia por priorizar candidatos com valores convergentes com os da empresa e competências pessoais ao invés de habilidades e conhecimentos técnicos.
A atração de potenciais candidatos foi feita através de comunicação viral e em espaços frequentados pelo público-alvo, sem citar o nome da companhia. O programa foi inspirado na maneira como a Natura relaciona-se com todos os seus públicos: uma relação marcada pelo encantamento com o outro. A partir desta inspiração, o mote da seleção foi: “Programa Próximos Líderes. A gente quer se apaixonar por você”.
“Evoluímos no processo seletivo para conhecer o indivíduo primeiro. Identificar pessoas que focam em seu autoconhecimento e que se identifiquem com nossos valores. Acreditamos que se houver identificação de significado pessoal com o desempenho de suas funções na empresa a felicidade pessoal e profissional resulta em desempenho de performance diferenciada”, explica Denise Asnis, gerente de Educação Corporativa da companhia. “Nosso propósito é atrair os futuros líderes não por nosso tamanho ou nome, mas pela convergência de valores, como paixão por relacionamentos, interdependência, qualidade de relações e respeito ao meio ambiente”, acrescenta.
O processo de seleção recebeu mais de 12 mil inscrições e foi divido em três fases: atração, seleção e a realização do programa de trainees. Em 12 de agosto, a Across, parceira da Natura no projeto, divulgou em seu site, em blogs, em redes de relacionamento e em ambientes universitários o convite: “Programa Próximos Líderes. A gente quer se apaixonar por você”. Um vídeo descrevia o programa e os valores da empresa selecionadora e um link permitia a inscrição e a indicação de e-mails para o envio de convite. As pessoas que se interessaram pelo programa participaram do processo de atração, participando de atividades virtuais durante um mês.
A revelação do nome Natura aconteceu no dia do enceramento das inscrições, em 11 de agosto, Em um vídeo, o Vice-presidente de Desenvolvimento e Sustentabilidade Marcelo Cardoso agradecia aos inscritos e os convidava para as próximas fases. Teve o início da segunda fase do processo, a de seleção.
No ambiente web, a Natura buscou identificar no candidato o grau de autoconhecimento, a visão de mundo, o grau de empreendedorismo e postura de protagonista. Por meio de dinâmicas, o candidato revelava a importância dada à sustentabilidade, a competência de aprender a aprender e a capacidade estabelecer relações de qualidade com os stakeholders da companhia e com seu modelo de negócios. Desta forma, critérios, ferramentas e pré-requisitos tradicionais como curso de nível superior específico ou idiomas ficam em segundo plano.
“O diferencial deste processo está baseado na crença de que os processos seletivos até então eram unilaterais, apenas a empresa ganhava algo. No programa Próximos Líderes a premissa inicial é de que os candidatos percebam valor agregado por participar deste processo e a sociedade como um todo ganhe algo com ele”, explica Marcelo Cardoso.
Ao longo do processo seletivo os candidatos farão projetos pessoais e sociais envolvendo parte da Comunidade Natura (consultoras, gerentes de relacionamento e consumidores).
Os 35 candidatos selecionados pela Natura começam a trabalhar na Natura no dia 18 de janeiro. Eles participarão de um programa de dois anos e terão uma formação generalista, com foco no perfil do Líder Natura. Receberão R$ 3.702,77 mensais e, como benefícios, 14º salário, participação nos lucros e resultados, assistência médica-odontológica, convênio farmácia, seguro de vida e plano de previdência privada, entre outros. Os novos trainees ficarão alocados em diversas áreas e regiões do Brasil.
Sobre a Natura
A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 5,7 mil colaboradores e registrou no ano de 2008, receita bruta de R$ 4,9 bilhões, um crescimento de 14,2% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 542,2 milhões. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, El Salvador e Honduras atua por meio de empresa distribuidora. Sua força de vendas é formada por mais de 1 milhão de consultoras, sendo 851 mil no Brasil e mais de 150 mil no exterior.