Prefeitura inicia nesta segunda-feira (23) Semana de Combate à Dengue
A prefeita Micarla de Sousa abre nesta segunda-feira (23) às 9h30, na Escola Municipal Ulisses de Góes, em Nova Descoberta, a Semana de Mobilização Social de Combate à Dengue que tem como tema “Ser Feliz é Viver Sem Dengue”. A Semana faz parte do Programa Continuado de Combate a Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde(SMS) e tem por objetivo conscientizar a população para a adoção de medidas preventivas essenciais ao controle do Aedes aegypti.
Na ocasião, a chefe do executivo municipal lançará ainda o Concurso de Cartazes “Ser Feliz é Viver Sem Dengue”, destinado aos alunos das escolas municipais, estimulando a realização das ações combate ao mosquito. A Semana de Mobilização Social de Combate à Dengue será realizada de 23 a 27, por meio do Departamento de Vigilância a Saúde da SMS e Centro de Controle de Zoonoses. O evento contará com a ação integrada de todas as secretarias municipais de Natal, cujos trabalhos são coordenados pelo secretário municipal de Assuntos Parlamentares, Eugênio Bezerra. “Essa integração possibilitará que a informação, principal ferramenta de combate à dengue, seja levada não apenas para a população, mas, para todos os servidores da prefeitura”, destacou o secretário.
Participarão ainda da mobilização a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Exército Brasileiro e Clube de Desbravadores. A parceria combaterá a proliferação do mosquito em áreas vulneráveis da cidade e terá como principal tarefa inspecionar e eliminar os criadouros em potencial, sobretudo em terrenos baldios, nas quatro zonas da capital.
O trabalho será permanente, mas durante esta semana de mobilização ocorrerão diversas ações integradas e intensificadas envolvendo a população, escolas, unidades de saúde, instituições não-governamentais e voluntários. A programação conta com visitas dos agentes de endemias, caminhadas (veja programação), mutirões de limpeza, palestras educativas, panfletagem, apresentações teatrais, oficinas temáticas, concurso de cartazes, debates sobre o tema e shows musicais.
Fonte: Prefeitura de Natal