Escola fecha suas portas no Umbuzeiro


O ano letivo da Escola Municipal Umbuzeiro foi excluído do calendário escolar de 2009. A escola fechou suas portas, temporariamente, e entristeceu a professora da localidade, Ana Maria de Lima Costa, que segundo esclarece, o motivo do encerramento se deu, exclusivamente, por falta de alunos matriculados. “O fechamento de uma escola pública é uma tristeza para a comunidade, é fechar as portas do saber”, lamenta a professora. Ana Maria não esconde o descontentamento por ter a escola onde leciona fechado suas portas. “Mesmo que por tempo indeterminado, até que surjam alunos na idade escolar”, especula. A unidade funcionou no último período letivo com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, na faixa etária de 6 a 9 anos de idade, embora em anos anteriores tenha recebido alunos da pré-escola.
“Ficou inviável manter a escola aberta, tendo em vista a ausência de alunos”, explica a professora, informando que devido ao reduzido número de matrículas, outros dois alunos foram transferidos. No ano passado, ela lembra, sua turma era de 8 alunos, dos quais, três mudaram de nível e os outros foram para um assentamento rural próximo. A escola funcionou com duas turmas de alunos e duas professoras, a outra é Rildete Monteiro, do ensino de 1º e 2º anos. Segundo a professora Ana Maria, a decisão do fechamento foi discutida com a comunidade local, antes do início das aulas. Possivelmente, ela será deslocada para ensinar em outra escola localizada na comunidade rural Barra da Espingarda, também vinculada à rede municipal de ensino da Prefeitura de Caicó.
Conforme esclarecimentos da Secretaria Municipal de Educação, a remoção da professora Ana para outra escola será decidida ainda esta semana. “Estamos aguardando uma reunião com a secretária Graça (Maria das Graças Aires Rego, titular da pasta da Educação), exclusivamente para essa finalidade”, disse a supervisora Josenilda Oliveira de Araújo, do Centro Rural da Secretaria de Educação. Em relação ao fechamento da escola, é desejo do órgão gestor manter o estabelecimento em pleno funcionamento de suas atividades pedagógicas. No caso específico, o fechamento partiu da própria comunidade. “Fico torcendo para o retorno breve da escola”, almeja a professora Ana, informando que “os equipamentos estão disponíveis no estabelecimento e que a Secretaria providencie o que fazer”.
A Escola Municipal Umbuzeiro tem suas origens na localidade há mais de 60 anos. Foi em 1945 que a professora Alzira Tavares de Araújo saiu da cidade aos 16 anos para lecionar na comunidade rural, casando-se posteriormente com Pedro Salviano de Araújo, fixando residência, onde a escola passou a funcionar em sua casa. Também foram professoras do lugar, Agrícula Medeiros, mulher de Cândido, e mais em anos recentes, Marilene, mulher de Janúncio Chagas, outro morador da localidade, onde atualmente fica o prédio escolar. As ex-professoras Alzira e Agrícula, ambas viúvas, moram em Natal, e Marilene, aposentada foi morar em Caicó com o marido e os filhos.

Aula sobre meio ambiente
Foi em agosto do ano passado que a Escola Municipal Umbuzeiro mereceu destaque na imprensa, focalizando uma aula em plena caatinga. A aula extra-classe foi realizada no Serrote das Panelas, uma elevação rochosa da região distante cerca de três quilômetros do estabelecimento escolar. O local é reconhecido por sua exuberância ecológica e preservação ambiental.
“Serrote das Panelas, uma aula de meio ambiente” foi o título da matéria do Diário de Natal - caderno do Seridó, enfatizando o trabalho em grupo, de professora e alunos, sobre a temática do semi-árido, valores considerados importantes para o aprendizado das crianças, conscientizando-as da necessidade de preservação da fauna e da flora do lugar, refletindo no estudo questionamentos do ponto de vista ambiental, histórico, econômico e sócio-cultural. Trecho da publicação também saiu no site de notícias do semi-árido do Selo Unicef.

[Na foto superior, a professora Ana com seus alunos da turma do ano passado e, acima, o Serrote das Panelas, tema da aula sobre meio ambiente – fotos de arquivo/cedidas]

Postado no www.assessorn.zip.net