Hemonorte convoca doadores para repor estoque de sangue no RN
Folder:www.charqueadas.rs.gov.br

Uma queda em torno de 20% nas doações de sangue das duas primeiras semanas de janeiro preocupa a direção do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte), em Natal. O problema ocorre principalmente porque janeiro é considerado mês atípico para os hemocentros de todo o país, diz a diretora geral do Hemonorte, médica Joana Darc Silva Ramos.
Como se trata de um período de férias, viagens e veraneio, os doadores voluntários costumam sumir dos hemocentros nesta época do ano, deixando os estoques de bolsas de sangue escassos para atender a demanda hospitalar.
Nos últimos dias desta semana a média diária caiu para em torno de 60 doações no Hemonorte, em Natal, quando o mínimo em períodos normais chega a 100 doações. Toda a direção do Hemonorte e equipe de captação de sangue estão em mobilização na tentativa de reabastecer os estoques de bolsas, que atinge mais fortemente os tipos sanguíneos negativos, por ter uma menor parcela da população, apenas 10%, com essa tipologia.
Quem puder doar deve se dirigir à sede do Hemonorte, na avenida Alexandrino de Alencar, nº. 1800, bairro de Tirol, próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados, que funciona de segunda a sábado das 7h às 18h20 e no Posto Fixo de Coleta de Sangue da Zona Norte, na avenida Paulistana, nº. 132, na Casa da Cidadania, em Panatís II, que atende das 8h às 17h de segunda a sábado.
Fonte: Assecom/RN