Poço Branco recebe Assembléia Cidadã de braços abertos

Foto: João Gilberto
Com participação maciça da população de Poço Branco, começou nesta terça-feira (18) mais uma edição da Assembléia Cidadã, projeto da Assembléia Legislativa (AL) que busca levar saúde, cidadania, educação, lazer e qualidade de vida para a população mais humilde das cidades-sede do evento. As atividades continuam até esta quarta-feira (19). Poço Branco é a quinta cidade contemplada com o projeto, que já realizou mais de 50 mil atendimentos nas quatro edições anteriores.
"Esta edição da Assembléia Cidadã foi um presente para o povo. Nosso município é muito pobre, e estas ações de cidadania e qualidade de vida são muito importantes", disse o Prefeito de Poço Branco, Roberto Lucas de Araújo. O deputado Ricardo Motta, por sua vez, agradeceu o apoio da prefeitura municipal. "Agradecemos todos os apoios que tornaram possíveis esta edição deste importante projeto, que leva felicidade para milhares de potiguares", afirmou.

Projeto traz novidades e agrada população
Além das já tradicionais atividades do projeto, como atendimentos de saúde, retirada de documentos, educação sexual, recreação e oficinas de artesanato, esta edição trouxe novidades. "Temos quatro grandes novidades nesta edição", diz Magaly Cristina da Silva, coordenadora do projeto. "Estamos oferecendo aulas de dança de salão para a terceira idade, palestras de prevenção ao uso de drogas nas escolas, a Oficina Arte e Vida, e dispomos agora de uma sala multimídia que passa vídeos preventivos contra doenças como diabetes e hipertensão", conclui.
As novidades foram um verdadeiro sucesso. Só neste primeiro dia, houve quatro aulas de dança de salão para pessoas da terceira idade, todas com boa participação da população idosa da cidade. A sala multimídia também foi muito bem freqüentada, principalmente pelas pessoas que esperavam para fazer exames de saúde, como teste de glicemia e verificação de pressão.
Em parceria com a Polícia Militar, estão sendo realizadas palestras contra o uso de drogas, lícitas e ilícitas, entre crianças e adolescentes da Escola Estadual José Francisco. Policiais ligados ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) estão alertando aos jovens da cidade os perigos do álcool e das drogas ilícitas. "Eu aprendi que temos que evitar as más companhias para não entrar no mundo das drogas", disse o pequeno Pedro, de apenas 11 anos, que ouviu atentamente as dicas dos policiais.
Já a Oficina Arte e Vida está sendo realizada pela professora Luiza Barsi, que explica o programa. "Nesta oficina, ensinamos como a arte pode ser um fator de integração social, e pode aumentar a qualidade de vida das pessoas". Professores do município estiveram presentes à atividade para aprender as técnicas da oficina, e assim, passar o aprendido aos seus alunos.

Atividades continuam nesta quarta-feira
A professora do Jardim de Infância Sossego da Mamãe, Bionete de Almeida, ficou feliz ao saber que o projeto ainda estará na cidade nesta quarta-feira. "Hoje eu trouxe 24 alunos do jardim de infância. Eles aproveitaram muito a área de recreação e aprenderam sobre saúde bucal. Amanhã trarei mais crianças, disse". O presidente da AL, deputado Robinson Faria, irá a Poço Branco no período da tarde para prestigiar o evento.