Festival da Canção:Etapa de Mossoró classifica sete composições para a grande final
Foto: Fred Veras(2).JPG)
A terra de Hermelinda, Elizeu Ventania, Reinaldo Bessa e tantos outros artistas consagrados já conhece os novos talentos que representarão a cidade na final do I Festival da Canção e da Cultura Potiguar. O evento, promovido pela Assembléia Legislativa do Estado, reuniu na noite desta sexta feira (28), em Mossoró, 24 compositores, distribuídos nas categorias estudantil e geral. Sete canções foram selecionadas e participam da grande final do Festival, que acontece no dia 19 de dezembro, em Natal.
O presidente da Assembléia Legislativa e grande articulador do projeto, deputado Robinson Faria, realizou a abertura oficial do evento, em meio ao show do cantor natalense Gilliard, que relembrou antigos sucessos. Faria destacou o sucesso do festival, e enfatizou que o Rio Grande do Norte precisava, havia muito tempo, de um projeto tão grandioso para a área cultural. "O Festival é um grande sucesso, mesmo na primeira edição. Isso ocorre porque é uma parceria cultural para o povo, que oportuniza os novos talentos. Nosso Estado precisava de alguma iniciativa deste tipo. Quero deixar da minha gestão algo que fique marcado, e que não pare de acontecer. Torne-se um hábito", frisa Robson Faria.
Já a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, parabenizou a iniciativa do presidente da AL em realizar o evento, e elogiou o fato do festival chegar a todas as regiões, proporcionando aos compositores de todo o Estado a oportunidade de mostrar o talento musical que possuem. "Quero parabenizar o deputado Robinson Faria, que foi muito feliz em realizar este festival. Como gestora eu agradeço pela descentralização, que dá oportunidade a mais talentos e espero que o evento seja um sucesso", enfatiza a prefeita.
Durante as apresentações, na Praça de Eventos, destaque para o nível elevado dos candidatos. "O nível é surpreendente. Altíssimo. Sinto como se os antigos festivais estivessem renascendo", enfatiza autora e coordenadora do projeto, Luci Dantas.
As composições apresentadas pelos candidatos na categoria geral trouxeram uma mistura de ritmos, mas ao final, prevaleceram os mais tradicionais da região, como o xote e o baião. As baladas românticas, por sua vez, embalaram as músicas compostas na categoria estudantil, onde foram classificadas as seguintes canções: Aconteceu (Pedro Júnior) e Eu sou mesmo assim (Monaliza Mirelle). "As pessoas sempre falavam da minha música, que era muito boa. Por isso não fiquei tão surpreso assim", comenta Pedro Júnior, que dedicou a classificação à namorada, inspiradora na composição.
Já na categoria geral/Mossoró três composições passaram para a grande final do próximo dia 19: Tudo na vida (Kelly Lira), Mãe Mossoró (Allan Jonnys e Francisco Nolasco), e Transposição (Marcílio Brapo). Também se classificaram duas canções da categoria geral/Assu: Xote lindo (Zelito Coringa) e Ela (Eduardo Bem e Tertuliano Ayres).
Para Allan Jonnys, que já participou de outros festivais, o Fescap é uma oportunidade ainda maior, devido ao fato das canções interpretadas serem composições próprias. "A gente está acostumado a interpretar grandes clássicos nacionais, e quando interpreta uma cria nossa é completamente diferente. Gostaria muito que mais festivais como este acontecessem. Parabéns a Assembléia Legislativa pela contribuição importante em prol da cultura", ressalta Allan Jonnys, em meio à comemoração pela classificação.
Todos os classificados para a final participarão da gravação de um CD em conjunto, e terão apresentações garantidas em outro projeto desenvolvido pelo legislativo estadual, a Assembléia Cultural, no próximo ano.
Além do cantor Gilliard, também se apresentaram no Festival, o Grupo de Violões da Escola Municipal de Música Pedro Ciarlinni, Grupo de Flautas, dueto musical, e a banda potiguar Perfume de Gardênia, que encerrou a noite.
O Festival da Canção e da Cultura Potiguar segue agora para Caicó, onde acontece no próximo dia 16, a 4ª etapa da competição que está movimentando o cenário cultural e artístico do Rio Grande do Norte. As duas outras etapas foram realizadas em Natal e Santa Cruz.Na grande final serão distribuídos prêmios de até R$ 4 mil reais.
CONHEÇA OS CLASSIFICADOS NA 3ª ETAPA
Categoria estudantil
Aconteceu – Pedro Júnior (Escola Sagrado Coração de Maria)
Eu sou mesmo assim – Monaliza Mirelle (Escola Municipal Professor Joaquim da Silveira Borges)
Categoria geral/Mossoró
Tudo na vida – Kelly LiraMãe Mossoró – Allan Jonnys e Francisco Nolasco
Transposição – Marcílio Brapo
Categoria geral/Assu
Ela – Eduardo Bem e Tertuliano AyresXote lindo – Zelito Coringa