Segundo dia de sessão movimentado na Assembléia Legislativa

Foto:João Gilberto
A segunda sessão plenária desse segundo semestre, que aconteceu às 10h da manhã dessa terça-feira (06), foi bastante movimentada. O deputado Ricardo (PMN) primeiro a ocupar o espaço reservado ao grande expediente registrou seu voto de pesar pelo falecimento de Terezinha Freitas, ocorrido no dia 30 de julho, na cidade de Janduis. A dona de casa é também mãe do ex-prefeito da cidade Cássio de Medeiros e irmã do saudoso deputado Walmir Targino.
O deputado Nélter Queiroz (PMN) cobrou do governo Wilma a anistia sobre a isenção do IPVA, concedida aos proprietários de motos que vivem no campo na época em que Vivaldo Costa ocupava o governo do estado. Segundo o parlamentar os carnes estão chegando a esses pessoas com cobranças e aqueles que não possuem o conhecimento desse beneficio, estão inadimplentes ou mesmo tiveram suas motos apreendidas. Estas por sua vez, servem na maioria das vezes como instrumento de trabalho. "Gostaria de solicitar que o governo estadual mande um projeto de renegociação dessas dividas para essas pessoas e encontre uma solução para essa questão", apelou. Ainda em seu discurso Nélter lembrou a relevância de construir a barragem de Oiticica, em Jucurutu.
Por fim lamentou o episodio do fechamento da cede da Polícia Federal em Caicó ressaltando a sua relevância no combate ao tráfico de drogas que acontece nas imediações daquela Região. A empregabilidade formal no Rio Grande do Norte foi o tema da fala da deputada Márcia Maia (PSB), terceira a discorrer no grande expediente. A parlamentar comemorou a recuperação que esse segmento obteve nesse segundo semestre e ainda citou os últimos dados divulgados, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que mostrar que o RN cresceu 1,2%, enquanto que o País subiu apenas 1,02%. "No mês de junho foram abertas mais 3.442 novos postos de trabalho desbancando inclusive estados ricos como: Pernambuco, Ceará e Salvador. A tendência é que o estado se consolide ainda mais.", destacou comemorando a boa fase.
Outro assunto positivo abordado por ela foi à abertura da central do trabalhador, em Cidade da Esperança, ocorrida no mês passado. O local terá capacidade para atender mais de 1000 cidadãos. Ainda voltada para a temática de empregabilidade Márcia relatou que nos próximos meses o governo do estado estará apresentando um programa de qualificação voltado para a construção civil. A expectativa é que cerca de 2000 mil trabalhadores sejam beneficiados. O projeto tem como parceiro o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O último a falar o foi do deputado Getúlio Rêgo (DEM), que aproveitou o seu espaço para cobrar do governo e da secretária de saúde estadual a renovação do convênio dos serviços ligados a saúde. Ele também apelou que o dinheiro desses profissionais que se encontra atrasado há três meses seja pago.