PM monta forte esquema para duelo entre ABC e América
Foto:vagnersouza.zip.net
ABC e América jogam sábado mais um clássico-Rei do nosso futebol no Frasqueirão

A Polícia Militar montou um forte esquema de segurança para o clássico entre ABC e América, que acontece neste sábado (12) no estádio Frasqueirão. A exemplo do jogo entre ABC e Ceará no último fim de semana, um efetivo de 800 policiais será mobilizado para realizar a segurança durante a partida.
A estratégia de segurança para o duelo foi discutida na manhã desta quarta-feira (09), quando estiveram reunidos no Comando Geral da PM líderes das torcidas organizadas de ABC e América, representantes da Polícia Militar, o coordenador de Direitos Humanos da Secretaria do Trabalho, da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Marcos Dionísio, e o promotor Cláudio Emerenciano, que representou o Ministério Público.
Ficou definido que a Polícia Militar realizará escolta aos componentes das torcidas organizadas tanto no momento da ida, quanto na volta do estádio. Para isso foram determinados pontos de concentração das torcidas por toda a cidade. Os torcedores serão escoltados das concentrações até um ponto de encontro, de onde as torcidas partirão para o Frasqueirão.
De acordo com o subcomandante do policiamento da Capital, coronel Araújo Silva, a comunicação entre os líderes das torcidas e a Polícia Militar acontecerá durante todo o dia. "Já temos os contatos dos representantes das torcidas, e eles tem os nossos. Esta comunicação vai servir para possíveis mudanças nos locais de concentração dos torcedores, entre outros problemas que possam surgir", disse o coronel.
Serão utilizados detectores de metais na entrada do estádio além da realização de revistas. O coronel Araújo afirmou que o policiamento feminino também será deslocado para a partida, de forma que as mulheres também sejam revistadas. "É uma maneira de evitar que haja alguma espécie de repasse de armas ou outros objetos proibidos", explica.
Está proibido o uso de camisas e faixas que contenham os nomes Gang e Máfia, ou de outras palavras que possam incitar a violência. Também foi determinada a proibição da entrada de fogos, piscas, bobinas e bandeiras de bastão curto no estádio Frasqueirão.
As bandeiras de bastão longo serão permitidas. Como na partida entre ABC e Ceará, o efetivo de policiais se dividirá entre equipes de Cavalaria, da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), viaturas e policias à paisana que atuarão dentro e fora do estádio Frasqueirão. Também serão mobilizadas equipes para ocupar os principais itinerários que levam ao local da partida, como as avenidas Engenheiro Roberto Freire, Maria Lacerda, e Rota do Sol.
"Por se tratar de um clássico entre as duas maiores equipes do estado, a segurança desta partida requer um cuidado maior. Este tipo de estratégia de segurança vem com o objetivo de se antecipar e tomar medidas preventivas, que não permitam a violência antes, durante, e nem depois da partida", finalizou o coronel Araújo. http://tribunadonorte.com.br/