RN vacina 222 mil idosos e atinge meta do Ministério da Saúde

O Rio Grande do Norte alcançou a meta de vacinação da campanha do idoso contra o vírus influenza, que transmite a gripe. Dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmam a vacinação de mais de 222 mil pessoas com mais de 60 anos, o que corresponde a 80,12% da população idosa de todo o Estado.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para este ano foi de 80%. Durante a campanha, o Governo do Estado, por meio da Sesap, instalou 1.600 postos de vacinação na capital e no interior.
Na região metropolitana de Natal, todos os municípios ultrapassaram a meta, com destaque para Parnamirim, que alcançou 84% da população idosa, e Natal, com 82,4%. O maior índice, no entanto, foi do município de Portalegre, que vacinou 91% da população acima dos 60 anos.Os números da campanha ainda são parciais porque alguns municípios ainda não enviaram à Sesap os dados consolidados. Segundo estudos internacionais, a vacinação reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias.