PEC 333, saúde e educação foram temas na Assembléia

Foto: Assessoria de Imprensa da AL/RN Deputado Vivaldo Costa (PR)

O deputado Poti Junior (PMDB) foi o primeiro a falar no espaço reservado ao grande expediente na sessão plenária dessa sexta-feira (30). O parlamentar reiterou a sua posição diante da Proposta de Emenda Constitucional 333, PEC, na qual amplia as vagas dos deputados estaduais e vereadores, em alguns estados e municípios brasileiros, inclusive no Rio Grande do Norte. O deputado disse achar necessário que esse aumento aconteça apenas nas câmaras até para da mais representatividade aos municípios e a sua população. "Esse aumento irá trazer mais benefícios para as cidades, sobretudo as mais carentes como as do Nordeste", analisou.
Outro ponto significativo é que esse acréscimo de cadeiras irá proporcionar a participação de mais candidatos jovens, mulheres e trabalhadores no cenário político local. Poti aproveitou ainda para informar a sociedade sobre a instalação do 12º Núcleo para Desenvolvimento e Pesquisa na área de Apicultura e Pesca no RN. "A criação desse núcleo, que é ligado ao CEFET, trará relevantes benefícios para a economia do nosso estado", ressaltou.
Vivaldo Costa (PR), um dos mais antigos integrantes da Casa, subiu a tribuna para partilhar a sua longa trajetória na política e aconselhar os eleitores a ouvir, mais atentamente, as propostas de campanha dos seus candidatos nessas eleições. Principalmente cobrar deles projetos palpáveis e que contemplem especialmente a saúde e a educação. No tocante a saúde é de suma relevância ter nos municípios postos de saúde funcionando diariamente oferecendo à população mais carente a assistência básica. Com relação à educação propor aos candidatos a instalação da escola de tempo integral, assim as crianças e adolescentes ficarão durante um maior período fora das ruas e se dedicando aos estudos.
Capacitar os jovens para que possam ingressar no mercado de trabalho também foi uma das sugestões do experiente deputado. O parlamentar foi aparteado por Poti Junior que reforçou o discurso do colega acrescentando ainda que as pessoas que concorrem ao pleito desse ano devem ter também como meta de campanha bons projetos voltados à segurança e a limpeza pública.