Natal convoca hoje idosos com mais de 75 anos para segunda dose de CoronaVac

 


Em Natal, os idosos de 75 anos ou mais que que estão com a segunda dose da vacina CoronaVac em atraso podem procurar os postos de vacinação a partir desta terça-feira (4). Também serão vacinados os profissionais de saúde que receberam a primeira dose até o dia 23 de março.
 
Para esse público, os locais de vacinação são os drives da UnP da Avenida Engenheiro Roberto Freire ou Nélio Dias no horário das 8h às 16h, ou ainda umas das cinco Unidades Básicas: UBS Nazaré, UBS Candelária, UBS São João, UBS Panatis e UBS Pajuçara, nos horários das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h. É necessário levar o cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto.
 
COMORBIDADES
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) fez uma alteração na documentação exigida das pessoas com diabetes de 55 a 59 anos de idade, para que sejam vacinadas. Não é mais necessário que os exames tenham sido realizados há menos de 30 dias. Basta que se comprove a condição de comorbidade, independente da data que tenham sido realizados os últimos exames. O imunizante utilizado neste grupo é o da Oxford/AstraZeneca.
 
Desse modo, a documentação exigida são os dados contidos nos sistemas de informação do Hiperdia, das unidades básicas de saúde ou dos cadastros nas unidades de dispensação de medicamentos, seja ela local ou estadual (Prosus e/ou Unicat). Para pessoas que não possuem esses cadastros, é necessário laudo médico carimbado com CRM do médico, com CID (Cadastro Internacional de Doenças), mais exame, independentemente do prazo de validade, e indicação do tipo de comorbidade.
 
Para vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos é exigido cópia de laudo médico, prescrições, exames, relatórios médicos, cartão de acompanhamento da gestação com indicação da fase gestacional da gravidez e/ou cadastros já existentes no SUS, bem como os documentos necessários para comprovação dos tipos de comorbidades consideradas prioritárias para fins de imunização.
 
Para o público das comorbidades, são disponibilizados os pontos de drive thru da Arena das Dunas, UnP da Av. Engenheiro Roberto Freire, Ginásio Nélio Dias, OAB, SESI, Shopping Via Direta, sendo que os cinco últimos contam com salas para pedestres. Além dos drives, existem as 35 salas de vacinação distribuídas nos cinco Distritos Sanitários de Natal e funcionam das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h.
 
RENAIS CRÔNICOS
 
As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) não devem procurar os pontos de vacinação, pois serão vacinadas nas clínicas onde realizam o tratamento.
Para todas as pessoas desse grupo é obrigatória a apresentação no ato da vacinação de cópias impressas dos documentos, que ficarão retidas para comprovação.