Deputados comentam panorama político e social no plano nacional e estadual

 


No horário destinado aos líderes parlamentares, na sessão ordinária que aconteceu nesta terça-feira (04), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pronunciaram-se os deputados José Dias (PSDB) e Hermano Morais (PSB). José Dias falou sobre a atuação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e as pessoas que se beneficiam com a pandemia, já Hermano Morais destacou o aumento dos empregos no Rio Grande do Norte pelo terceiro mês consecutivo.

O deputado José Dias afirmou que não é bolsonarista. “Não sou irresponsável, não sou filiado ao partido, mas não concordo com a linguagem do presidente, não uso os termos e as expressões que ele usa, mas acho que ele está deixando um legado que nenhum presidente teve a coragem. As reformas que nós estamos tendo são fundamentais para este país, um divisor da nossa história”, opinou.

Aproveitando o gancho, o parlamentar decidiu comentar sobre as pessoas que se beneficiam da pandemia, especialmente na classe política, o que considera uma grande preocupação e tristeza. “O que mais me escandaliza é que no pleno século XXI, existem muitos que se beneficiaram terrivelmente desse País de forma que a gente não pode nem imaginar. Estamos falando no campo político e isso é realmente um crime contra todos nós. Mas esse povo sabe que a desgraça os beneficia. Estou preocupado com a desonestidade que voltou no nosso País. Eu acredito na ação do Ministério Público e do Tribunal de Contas aqui no RN para investigar os desmandos e os desvios”, falou.

O deputado Hermano Morais, por sua vez, focou o discurso dele nos dados recentes apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). “O CAGED é um balizador da empregabilidade no Brasil, que vive momentos difíceis do ponto de vista econômico e social, atingindo a classe trabalhadora. Nós temos muitos desempregados no País. Mas um dado interessante que precisamos registrar, é que o RN, pelo terceiro mês seguido apresenta alta na geração de emprego”, informou.

“Isso é animador em meio a tanta coisa negativa. O setor de serviço puxou essa alta. Devemos atribuir isso à disposição e coragem dos empreendedores, micro e pequenos empresários, principalmente, mas também, as médias e poucas grandes empresas que nós temos aqui. Mas, claro, também temos que reconhecer os esforços dos governos municipal, estadual e federal, para auxiliar a essas empresas a se manterem vivas. Por exemplo, aqui no estado, houve um esforço muito grande para pagar os servidores, fazendo a economia girar”, disse.

Ele também destacou uma matéria aprovada recentemente pelo Congresso Nacional e que foi sancionada, que cria um programa de apoio ao setor de turismo e entretenimento. “No caso do Rio Grande do Norte, essa matéria é importantíssima. Dependemos muito do turismo e sabemos como o setor tem sofrido. Inclusive, esperamos que no próximo decreto estadual haja uma flexibilização maior. Claro, mantendo as medias necessárias de segurança, mas mantendo as pessoas com condições de sobrevivência”, completou.