Extremoz abre inscrições para a 2ª edição da Antologia Poética com homenagem a professora Maria Gorette


O Selo Editorial CM, sob a responsabilidade do professor, historiador e poeta Carlos Magno, está com inscrições abertas para a 2ª edição da Extremoz Antologia Poética 2027, projeto literário que tem como objetivo valorizar, divulgar e fortalecer a produção poética do Rio Grande do Norte.

A iniciativa pretende reunir obras de poetas potiguares em uma publicação coletiva, contribuindo para a preservação da memória literária e ampliando a divulgação dos escritores e escritoras do estado.

Nesta edição, serão disponibilizadas 40 vagas. Os participantes poderão inscrever duas poesias pelo valor de R$ 50 ou três poesias por R$ 100. Os textos devem ser de autoria dos próprios participantes e enviados revisados e corrigidos, prontos para a preparação editorial.

Inscrições e participação

As inscrições poderão ser realizadas no período de 10 de novembro de 2026 a 10 de março de 2027. Para confirmar a participação, o interessado deverá efetuar o pagamento via PIX e encaminhar o comprovante ao organizador.

O projeto também prevê a elaboração de até cinco orçamentos junto a editoras de São Paulo, da Paraíba e de Natal. Após a definição do projeto editorial, da tiragem e dos custos de produção, as despesas da publicação serão divididas entre os participantes. O valor referente à produção será parcelado em duas vezes, conforme as condições que serão apresentadas posteriormente.

A organização ressalta que a taxa de inscrição não corresponde ao custo final da publicação nem garante a aquisição individual da obra completa.

Como participar

Os interessados podem obter informações, esclarecer dúvidas e confirmar a inscrição pelo WhatsApp do organizador, Carlos Magno, no número (84) 98155-5028.

As poesias devem ser encaminhadas para o e-mail carlos.magno@yahoo.com.br, com o assunto “Extremoz Antologia Poética”.

O lançamento da obra está previsto para maio de 2027. A data, o horário e o local serão definidos coletivamente pelos participantes.

Valorização da literatura potiguar

A segunda edição da Extremoz Antologia Poética busca fortalecer a produção literária local e estadual, reunindo diferentes vozes da poesia potiguar em uma obra coletiva. A proposta também pretende contribuir para a construção de um registro da produção poética contemporânea do Rio Grande do Norte.

O projeto é organizado por Carlos Magno, responsável pelo Selo Editorial CM, que atua na produção, valorização e divulgação da cultura e da literatura potiguar.

A 2ª edição da Extremoz Antologia Poética 2027 também será marcada por uma homenagem especial à professora e ativista cultural Maria Gorette, em reconhecimento à sua dedicação, ao compromisso com a educação e ao amor pelas pessoas, valores que inspiram gerações e deixam um importante legado para a cultura e a literatura potiguar.

A homenagem representa um gesto de reconhecimento à trajetória de Maria Gorette e à sua contribuição para a educação, a valorização da cultura e a formação de pessoas, reafirmando a importância daqueles que dedicam suas vidas à construção de uma sociedade mais humana, sensível e comprometida com o conhecimento.