Arraiá da Inclusão reúne cultura, lazer e serviços gratuitos no Bosque das Mangueiras dia 25 de julho

 


A tradição das festas juninas também abre espaço para a inclusão. No dia 25 de julho, das 16h às 21h, o Bosque das Mangueiras recebe a terceira edição do Arraiá da Inclusão, evento gratuito voltado para toda a população, com atenção especial às pessoas com deficiência e às famílias atípicas.

Promovida pela Prefeitura do Natal, em parceria com o Mandato do Autismo, do vereador Daniel Santiago, a iniciativa integra as ações voltadas à inclusão e à convivência entre as famílias. A programação reúne atrações culturais, atividades recreativas e serviços gratuitos em um espaço preparado para atender públicos de diferentes idades.

Diversos órgãos municipais participarão da programação. A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) realizará a Feira de Artesanato Inclusiva. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por meio do projeto Planta Natal, fará a distribuição de mudas. A Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae), em parceria com a JET, disponibilizará patinetes, enquanto a Funcarte será responsável pela estrutura e pelas atrações musicais do evento.

Também serão oferecidos serviços como emissão do Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência, (STTU), da Carteira da Pessoa com Deficiência (PCD), através da SEL, e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA),  pela SEMIDH, além de cadastro de currículos para pessoas em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Para o prefeito Paulinho Freire, a iniciativa demonstra que é possível promover eventos públicos com lazer, cultura e acesso aos serviços para todos. “O Arraiá da Inclusão vai além da programação cultural. É um momento de encontro entre as famílias, com atividades, serviços e um ambiente preparado para receber todas as pessoas.”

O vereador Daniel Santiago afirma que a proposta é ampliar a participação das pessoas com deficiência e das famílias atípicas em espaços de convivência e nas atividades culturais da cidade. “Queremos mostrar que a inclusão também faz parte da cultura, do entretenimento e dos espaços públicos, para que todos possam participar dessa celebração.”