Prefeitura de São Gonçalo leva diversos serviços gratuitos à população de Jardim Lola neste sábado (20)
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza neste sábado (20), a partir das 8h, mais uma edição da "Prefeitura Itinerante", levando dezenas de serviços gratuitos e ações de cidadania para a população do bairro Jardim Lola. A programação acontecerá no CMEI Aída dos Santos Conceição e reunirá diversas secretarias municipais, oferecendo atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, desenvolvimento econômico, previdência, agricultura e cidadania.
Na área da saúde, a população terá acesso a consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista e nutricionista, além de pequenas cirurgias, exames de ultrassonografia (exceto abdominal), auriculoterapia, atendimento odontológico, aplicação de flúor, escovação supervisionada e distribuição de kits de higiene bucal.
Também serão ofertados vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dispensação de medicamentos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, orientações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), além de ações da Vigilância em Saúde, como vacinação antirrábica, avaliação clínica para leishmaniose, distribuição de hipoclorito e mutirão dos agentes de endemias.
Por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC), a população contará com atualização e novos cadastros no Cadastro Único, atendimento jurídico gratuito, agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), corte de cabelo e orientações sobre campanhas de proteção à criança e ao adolescente, enfrentamento à violência contra a mulher e demais programas da assistência social.
O Instituto de Previdência dos Servidores (IPREV) também participará da ação, oferecendo atendimento aos servidores municipais com esclarecimentos sobre aposentadoria e demais serviços previdenciários.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDET) levará a Sala do Empreendedor, com orientações para abertura e regularização de empresas, atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), emissão de boletos, consultorias e apoio aos empreendedores locais. A população também poderá cadastrar currículos, obter encaminhamento para vagas de emprego e informações sobre cursos de qualificação por meio do CIESGA – Central Integrada de Emprego de São Gonçalo, além de conhecer programas de incentivo ao empreendedorismo. A SETIC será responsável pela disponibilização da internet para garantir o funcionamento de todos os serviços.
Já a Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (SEMADA) realizará a distribuição de mudas frutíferas, espigas de milho e sucos produzidos pela agricultura familiar, valorizando a produção rural do município.
A Prefeitura Itinerante integra as ações da gestão municipal para aproximar os serviços públicos da população, ampliando o acesso aos atendimentos e fortalecendo a cidadania em todas as regiões de São Gonçalo do Amarante.



