Câmara aprova projeto que libera pagamento via PIX nos ônibus de Natal; entenda como vai funcionar


A Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta terça-feira (13), um projeto de lei que autoriza o pagamento da tarifa de ônibus via PIX no transporte público da capital potiguar. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e agora segue para sanção ou veto do prefeito Paulinho Freire.

O projeto prevê que os passageiros possam realizar o pagamento diretamente pelo celular, utilizando qualquer instituição bancária. A medida vale apenas para o sistema de transporte público de Natal e não inclui linhas intermunicipais.

De autoria do vereador Cleiton da Policlínica, o Projeto de Lei nº 540/2025 busca modernizar o sistema de transporte coletivo e reduzir a circulação de dinheiro em espécie dentro dos ônibus.Caso seja sancionada pelo Executivo Municipal, a nova lei permitirá que os usuários utilizem o PIX como alternativa de pagamento da passagem, que atualmente custa R$ 5,20 na capital potiguar.

O texto aprovado também determina que o pagamento poderá ser feito independentemente do banco utilizado pelo passageiro. Por outro lado, o projeto veta o uso de cartões de crédito e débito para essa finalidade.

Segundo o autor da proposta, a medida deve trazer mais praticidade e segurança para passageiros, motoristas e cobradores. A expectativa é que a redução do uso de dinheiro em espécie também contribua para diminuir riscos de assaltos dentro do transporte coletivo.

Na justificativa apresentada à Câmara, o vereador destacou que o PIX já é amplamente utilizado pela população brasileira e que outras cidades do país já adotaram sistemas semelhantes no transporte público, como São Paulo, Florianópolis e Londrina.

Atualmente, os usuários do transporte público de Natal podem pagar a tarifa em dinheiro ou por meio dos cartões do sistema NuBus. O reajuste mais recente da passagem ocorreu em março deste ano, quando o valor subiu de R$ 4,90 para R$ 5,20.