PF deflagra operação contra tráfico e lavagem de dinheiro no RN e mais dois estados
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (23), a Operação Maat, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação no Rio Grande do Norte e em outros dois estados do Nordeste. A informação é do Portal da 98 FM.
Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. No Rio Grande do Norte, há dois alvos da operação, já as demais ações ocorrem na Paraíba, que concentra a maior parte dos mandados, e em Pernambuco.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação é um desdobramento da Operação Sol Nascente e aponta a existência de uma rede interestadual responsável pela negociação, transporte e distribuição de entorpecentes, especialmente cocaína e haxixe, entre estados da região Nordeste.
A investigação começou após a prisão do líder da organização, quando a extração de dados de celulares revelou a contabilidade do tráfico e a logística do grupo. Segundo a Polícia Federal, os suspeitos utilizavam contas bancárias em nome de terceiros, empresas de fachada e depósitos fracionados para ocultar a origem ilícita dos recursos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e uso de documentos falsos.

