RN registra mais de 4 mil raios em menos de 24 horas, aponta Neoenergia Cosern
Em menos de 24 horas, o Rio Grande do Norte foi atingido por mais de 4 mil descargas atmosféricas, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (5) pela Neoenergia Cosern. Os dados consideram o período entre as 17h da quarta-feira (4) e as 15h desta quinta (5).
A maior concentração de raios foi registrada na região Oeste do estado, que enfrentou fortes chuvas durante a madrugada e o início da manhã desta quinta-feira. Somente em Mossoró foram contabilizadas 555 descargas atmosféricas no intervalo analisado. Em seguida aparecem os municípios de Governador Dix-Sept Rosado, com 417 raios, e Upanema, com 285 ocorrências.
A incidência de raios está diretamente relacionada às condições meteorológicas de cada região. Em períodos de instabilidade, as chuvas costumam ser acompanhadas de trovões, relâmpagos e descargas elétricas.
“Monitoramos as condições meteorológicas do Rio Grande do Norte 24 horas por dia, pois elas impactam diretamente a qualidade do fornecimento de energia elétrica. O volume de descargas atmosféricas registrado nas últimas 24 horas chama atenção. Para prevenir ocorrências, ampliamos em 64% a instalação de para-raios em todas as regiões do estado entre 2023 e 2025, reforçando a segurança da operação e a qualidade da energia distribuída”, afirmou Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern.
Ao longo de 2025, o Rio Grande do Norte já registrou 43.832 quedas de raios, com destaque para as regiões Oeste e Seridó, que lideram o ranking estadual de incidência. Mossoró aparece em primeiro lugar, com 3.120 descargas, seguida por Upanema, com 3.091, e Santana do Matos, com 2.195 registros. Apesar dos números elevados, os dados indicam uma redução de 55% no total de descargas atmosféricas no estado em comparação com 2024.
Orientações de segurança em casos de chuvas com raios
Busque abrigo tão logo veja nuvens carregadas no céu ou escute um trovão;
Evite colher frutas, legumes ou verduras, abrigar-se ou caminhar perto de árvores;
Não fique próximo a animais e nem ande a cavalo;
Não fique próximo a cercas de arame;
Não fique próximo a objetos metálicos pontiagudos como enxadas, pás e facões;
Não se abrigue debaixo de varandas, barracos e celeiros;
Não caminhe em áreas descampadas;
Não fique parado em rodovias, ruas ou estradas;
Não suba em locais como telhados, terraços e montanhas;
Não tome banho em praia, rio, açude ou piscina durante uma tempestade;
Não utilize equipamentos elétricos ligados à rede elétrica;
Não fale ao telefone com fio ou utilizar o celular conectado ao carregador;
Não tome banho utilizando o chuveiro elétrico.

