PF bloqueia R$ 244 milhões em operação que investiga fraudes e envolve advogados no RN

 


A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (5), a Operação Pleonexia II, com o objetivo de desarticular um grupo especializado na ocultação e dissimulação de bens e valores provenientes de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, praticados por uma organização criminosa investigada desde a primeira fase da operação.

Nesta etapa, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de bens e valores que somam aproximadamente R$ 244 milhões. As ordens judiciais foram expedidas pela 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte e estão sendo executadas em Natal, em São Paulo e no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Polícia Federal, o avanço das investigações permitiu identificar novos integrantes do grupo, especialmente pessoas responsáveis por operar e auxiliar na lavagem de dinheiro da organização. O esquema utilizava empresas de fachada, negociações e contratos simulados para ocultar o patrimônio ilícito e reinserir os valores no mercado formal, inclusive por meio da compra e revenda de bens de alto valor.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, aparelhos eletrônicos, documentos e anotações, que passarão por análise para aprofundamento das investigações, identificação de outros beneficiários e possível ressarcimento das vítimas.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) confirmou que um advogado está entre os presos na operação e que outros dois profissionais da advocacia foram alvos de mandados de busca e apreensão. Em nota, a entidade informou que acompanha o caso por meio da Procuradoria de Prerrogativas para assegurar o respeito às garantias previstas no Estatuto da Advocacia, destacando que não compactua com qualquer envolvimento em práticas ilícitas e que eventuais denúncias serão apuradas pelo Tribunal de Ética e Disciplina.

Com informações de Portal da Tropical