Lucas Pinheiro Braathen conquista ouro histórico para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno

 


O Brasil conquistou a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de sua história. Na prova do slalom gigante do esqui alpino em Bormio, na Itália, Lucas Pinheiro Braathen não apenas subiu ao pódio como também venceu a disputa e ficou com o ouro.

Para se ter uma dimensão do feito de Lucas Pinheiro nos Jogos de Milão-Cortina 2026, a primeira vez que o Brasil disputou as Olimpíadas de Inverno foi em 1992, em Albertville, na França. Até então, o melhor resultado brasileiro havia sido o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard cross durante as Olimpíadas de Inverno de Turim, em 2006.

Sobre Lucas Pinheiro Braathen

Nascido em Oslo, na Noruega, Lucas Pinheiro Braathen é filho de mãe brasileira e pai norueguês. Na temporada 2018/2019. estreou pela Noruega em etapas da Copa do Mundo de Esqui Alpino. Em 2022, disputou os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022, mas ficou de fora da classificação final.

Às vésperas da temporada 2023/2024, anunciou, aos 23 anos, sua saída do circuito. A decisão foi motivada por divergências com a federação norueguesa. Posteriormente, passou a reconsiderar a aposentadoria e a possibilidade de voltar às competições representando o Brasil.

Sua reestreia como atleta brasileiro aconteceu na temporada 2024/2025. Desde então, conquistou medalhas em diversas etapas da Copa do Mundo e entrou para a história do esporte olímpico do país ao conquistar o primeiro pódio do Brasil nos Jogos de Inverno.