Baleia cachalote é encontrada morta na Via Costeira

 


Uma baleia cacholote foi encontrada morta na Via Costeira, em Natal, neste domingo (1º). De acordo com o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam), a carcaça já estava em estado avançado de construção. O animal media entre 8 e 9 metros de comprimento.

Segundo o Cemam, durante a avaliação, foram encontradas diversas marcas compatíveis com mordidas de tubarão, que possivelmente ocorreriam após a morte do animal. Em razão do avançado estado de construção da carcaça, não foi possível determinar a causa da morte, sendo a causa mortis considerada inconclusiva.

“A destinação final da carcaça está sendo realizada com o apoio do poder público municipal, por meio do uso de retroescavadeira para retirada da linha de maré e enterramento adequado, após a conclusão dos procedimentos técnicos”, explicou o Cemam.

O CEMAM reforça que o trabalho de atendimento e resgate de animais marinhos encalhados é desenvolvido de forma voluntária, com o apoio de sua equipe técnica e colaboradores. Somente nos primeiros 33 dias de 2026, já foram 77 atendimentos atendidos pela instituição ao longo do litoral do Rio Grande do Norte, evidenciando a alta demanda e a importância desse tipo de ação para a conservação da fauna marinha.

A cachalote é o maior dos cetáceos com dentes e uma das espécies mais emblemáticas dos oceanos. Pode atingir mais de 18 metros de comprimento na fase adulta e mergulhar nas grandes profundezas em busca de alimento, como lulas gigantes. A espécie tem papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas marinhos e seu monitoramento contribui para a compreensão da saúde dos oceanos.

Casos de encalhe podem ocorrer por diversos fatores, incluindo doenças, idade, interações com atividades humanas ou causas naturais ainda desconhecidas. No caso de encalhe de animais marinhos, a população deve evitar qualquer tipo de contato e acionar imediatamente a equipe técnica pelo telefone: 📞 (84) 99943-0058.