Venda de canetas emagrecedoras das marcas Synedica e TG é proibida pela Anvisa

 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (21), a apreensão e a proibição da tirzepatida das marcas Synedica e TG, além da retatrutida de todas as marcas e lotes, por serem produtos comercializados sem autorização no país.

A decisão impede a fabricação, importação, distribuição, comercialização, divulgação e uso dos medicamentos em todo o território nacional.

Venda ocorria sem registro na Anvisa

De acordo com a agência, os produtos foram fabricados por empresas de origem desconhecida e estavam sendo anunciados e vendidos por meio de perfis no Instagram, sem registro, notificação ou cadastro junto à Anvisa.

A prática, segundo o órgão, configura infração sanitária grave e representa risco à saúde dos consumidores, uma vez que não há controle sobre a procedência nem sobre a composição dos medicamentos.

Anvisa contraindica o uso dos produtos

Em alerta divulgado ao público, a Anvisa informou que, por se tratarem de produtos irregulares, não há garantia quanto ao conteúdo ou à qualidade. Por esse motivo, a agência reforça que os medicamentos não devem ser utilizados em nenhuma hipótese.

Denúncias podem ser feitas à vigilância sanitária

Profissionais de saúde e pacientes que identificarem os produtos das marcas ou lotes citados devem comunicar a situação à Anvisa ou à Vigilância Sanitária local. O contato pode ser feito por meio dos Canais de Atendimento da Anvisa, disponíveis no portal oficial do órgão.