Últimas vagas para cursos gratuitos do projeto Conectando Mulheres - Senac Code


As matrículas podem ser realizadas nas unidades do Senac na Zona Norte ou Cidade Alta (Centro) até o dia 06 de fevereiro, ou enquanto durarem as vagas. Aulas estão previstas para o dia 23 de fevereiro.

O Senac RN anuncia a abertura para o preenchimento de vagas remanescentes do projeto Conectando Mulheres – Senac Code. As matrículas devem ser realizadas, obedecendo o atendimento por ordem de chegada, nas unidades do Senac na Zona Norte ou Cidade Alta (Centro), a partir desta quarta-feira (21) até o dia 06 de fevereiro, ou enquanto durarem as vagas. O início das aulas está previsto para o dia 23 de fevereiro. 

Documentação

Para efetivar a matrícula, é exigida a apresentação de documento de identificação com foto ou, caso a candidata seja menor de 18 anos, documentação do responsável legal. 

Além disso, são exigidos o CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade atestando ser egressa ou estar matriculada no sistema público de ensino. Durante o processo, a candidata deverá preencher e assinar uma autodeclaração de renda e, caso possua alguma deficiência, deve apresentar o laudo médico que comprove a condição declarada. 

Pré-requisitos

Os pré-requisitos para participar do projeto incluem ser mulher em situação de vulnerabilidade social, condição que deve ser comprovada mediante autodeclaração no ato da matrícula. As candidatas devem ter idade entre 16 e 35 anos completos, ser residentes no município de Natal e estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio, exclusivamente pela rede pública. 

O Conectando Mulheres – Senac Code visa utilizar a educação profissionalizante como ferramenta para ampliar oportunidades e fortalecer o protagonismo feminino no mercado de trabalho. As mulheres serão capacitadas, inicialmente, dentro de uma trilha formativa básica com conteúdos de Português, Matemática, além de Letramento Digital Básico. 

Após essa fase, as alunas poderão optar por dois cursos específicos: Operadora de Computador ou Programadora de Sistemas, conforme o perfil e o interesse, totalizando mais de 83 mil horas de qualificação. 

Conectando Mulheres

A formação será executada pelo Senac RN e viabilizada por meio da emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides. As participantes terão benefícios como alimentação e transporte gratuitos, além de apoio ao cuidado infantil, para que possam participar dos cursos de forma plena. 

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressalta que ao investir na capacitação de mulheres para a área da tecnologia, o projeto contribui para o enfrentamento das desigualdades de gênero. “Queremos contribuir na ampliação da presença feminina em um setor estratégico e em constante crescimento”, disse.