Raio atinge praça onde Nikolas marcou ato pró-anistia e deixa ao menos 80 vítimas

 


Um raio atingiu a Praça do Cruzeiro, em Brasília, neste domingo (25), enquanto manifestantes aguardavam a chegada do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para um ato em defesa da anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados no 8 de Janeiro de 2023. O incidente deixou ao menos 80 vítimas.

Mais cedo, o Corpo de Bombeiros informou que atendeu 72 pessoas na praça. No início da noite, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) atualizou os números e afirmou que 27 pessoas haviam sido internadas no HBDF. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, outras 14 vítimas estavam internadas no HRAN, totalizando 38 manifestantes atendidos nos hospitais.

O PL divulgou uma nota em que se solidariza com as vítimas do raio. “Nos unimos em oração, pedindo a Deus que todos os feridos se recuperem o mais breve possível. Agradecemos a todos que estavam no local, participando de um ato pacífico em prol do Brasil, assim como aos bombeiros, profissionais da saúde e equipes de emergência”, diz um trecho do comunicado.

‘Caminhada pela Liberdade’

A caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira, apelidada de “Caminhada pela Liberdade”, que partiu de Minas Gerais com destino a Brasília, tem a previsão de ser concluída com um ato neste domingo. O ponto final do trajeto será a Praça do Cruzeiro, na capital federal.

O movimento, iniciado na última segunda-feira (19), percorreu aproximadamente 240 quilômetros como forma de protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e as condenações relacionadas aos atos de 8 de Janeiro de 2023.

Segundo o parlamentar, o ato possui caráter “simbólico” e visa “trazer luz” e “dar esperança” aos apoiadores. Neste sábado (24), em entrevista exclusiva a Jovem Pan, ao passar por Valparaíso de Goiás, Nikolas avaliou que o objetivo da mobilização já foi atingido ao promover um “despertar” político na população. Durante o percurso, o deputado compartilhou relatos de casos que considera “absurdos” no país a cada 10 quilômetros percorridos, incluindo menções à morte do comerciante Cleriston Pereira da Cunha na Papuda.

A segurança do deputado chamou a atenção durante o trajeto. Em vídeos divulgados nas redes sociais, Nikolas Ferreira foi visto utilizando colete à prova de balas. O parlamentar alegou a presença de supostos infiltrados e ameaças para justificar a medida. Além disso, a caminhada contou com a participação de outros nomes da oposição, como os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), André Fernandes (PL-CE) e o ex-vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Com informações Jovem Pan