Prazo para contestar descontos indevidos do INSS vai até 14 de fevereiro

 


Aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos nos benefícios do INSS têm até o dia 14 de fevereiro para contestar os valores e solicitar o ressarcimento. O alerta foi feito pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Gilberto Waller.

Segundo ele, o prazo vale tanto para quem ainda não fez a consulta quanto para quem deseja aderir ao acordo de devolução dos valores. “Se você ainda não fez seu questionamento de descontos indevidos, tem até 14 de fevereiro para questionar ou fazer a adesão ao acordo para poder receber”, afirmou.

Como solicitar o ressarcimento

A adesão ao acordo pode ser feita de forma digital, por meio do site ou aplicativo Meu INSS, ou presencialmente nas agências dos Correios. O pedido inicial também pode ser registrado pela Central de Atendimento 135.

De acordo com Waller, até o momento, 6,2 milhões de beneficiários já questionaram descontos irregulares. Desses, 4,1 milhões receberam os valores de volta, com correção, diretamente na conta onde recebem o benefício.

“Isso corresponde a R$ 2,8 bilhões devolvidos aos aposentados e pensionistas que foram vítimas dessa fraude”, destacou o presidente do INSS.