Inscrições do Fies 2026 estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro

 


As inscrições do Fies para o primeiro semestre de 2026 estarão abertas entre os dias 3 e 6 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) vai ofertar mais de 112 mil vagas para financiamento estudantil em instituições privadas ao longo de todo o ano. Para o primeiro semestre, serão disponibilizadas 67.301 vagas. Já para o segundo semestre, o total será de 44.867 vagas.

As regras do processo seletivo constam no edital publicado pelo MEC nesta quinta-feira (22).

Quem pode se inscrever no Fies

Para participar da seleção, o candidato deve atender a alguns critérios obrigatórios.

Ter participado do Enem a partir de 2010;

Ter obtido média mínima de 450 pontos nas cinco provas;

Não ter zerado a redação;

Possuir renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet.

Critérios de classificação

A classificação será feita de acordo com a nota do Enem, em ordem decrescente, respeitando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

A prioridade seguirá a seguinte ordem:

Candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca usaram o Fies;

Candidatos que não concluíram o ensino superior e já quitaram financiamento anterior;

Candidatos que já concluíram o ensino superior e nunca usaram o Fies;

Candidatos que já concluíram o ensino superior e já quitaram financiamento anterior.

Resultado e complementação da inscrição

O resultado da chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Cada candidato poderá ser pré-selecionado em apenas uma opção de curso. Os estudantes aprovados deverão acessar o sistema do Fies para complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Quem não for selecionado inicialmente passará a integrar automaticamente a lista de espera.

O que é o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda matriculados em faculdades privadas. O programa realiza dois processos seletivos por ano, um em cada semestre, além de seleções para vagas remanescentes.