Corpo de Bombeiros desaconselha banho noturno na Redinha e vai instalar placas
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte passou a desaconselhar o banho noturno na Praia da Redinha, prática que virou sensação nas últimas semanas em Natal. Em uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (19), a corporação anunciou que serão instaladas placas no local para alertar os banhistas sobre os riscos. As informações são do Agora RN.
“Nessa área, não indicamos o banho. Nas pedras, pode acontecer de um membro ficar preso. A pessoa pode se arranhar nos animais marinhos que ficam ali, que a gente chama de cracas. Além disso, por ser uma região onde passa o rio, dependendo da maré, pode ter uma corrente muito forte que oferece um risco maior ao banhista”, afirma o tenente Christian Bari, comandante do Grupo de Busca e Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros.
Ainda de acordo com o oficial do Corpo de Bombeiros, a iluminação existente no local não é suficiente para dar boa visibilidade aos banhistas e a agentes que eventualmente precisem trabalhar em buscas por vítimas de afogamento. “Essa região não é recomendada para banho. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático não recomenda, em hipótese alguma, o banho noturno. Existe uma visibilidade aqui, mas ela é limitada”, destaca.
Placas de sinalização devem ser instaladas nos próximos dias para alertar os banhistas. O trabalho será realizado pelo Corpo de Bombeiros em parceira com a Prefeitura do Natal.
Em nota, o Corpo de Bombeiros já havia dito que, no período noturno, a visibilidade é reduzida, o que dificulta a identificação de buracos, pedras, animais marinhos e correntes de retorno, aumentando significativamente o perigo para os banhistas.
Além disso, não há atuação regular de guarda-vidas à noite, o que pode atrasar ou até impedir o socorro em casos de afogamento. O CBMRN orienta que a população priorize o banho de mar durante o dia e apenas em áreas com presença de guarda-vidas, evitando entrar na água após o pôr do sol. Em situações de emergência, a recomendação é acionar imediatamente o número 193.

