Com 36 afogamentos, início de 2026 soma quase metade dos resgates de janeiro de 2025 no RN

 


O ano começa com um alerta para banhistas no litoral do Rio Grande do Norte. Um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros aponta que, apenas nos primeiros dias de 2026, 36 vítimas de afogamento foram resgatadas. O número representa quase a metade registrada em todo o mês de janeiro de 2025, quando 82 resgates foram realizados. As informação são do Portal da 98 FM.

O balanço parcial da Operação Verão 2026 aponta ainda os seguintes números:

• Queimaduras por caravela-portuguesa: 23 ocorrências
• Atendimentos Pré-Hospitalares (APH): 21
• Crianças perdidas: 11 casos
• Afogamentos: 36 registros
• Orientações aos banhistas: 5.214
• Advertências preventivas: 2.063

O Corpo de Bombeiros registrou três óbitos por afogamento nos primeiros dias de janeiro, sendo dois em águas doces e um em água salgada.

Para enfrentar o aumento significativo das ocorrências, o CBMRN informou que reforçou suas equipes durante a Operação Verão 2026, com a ampliação das escalas de serviço e abertura de novos postos de guarda-vidas em pontos estratégicos do litoral e áreas de maior concentração de banhistas em todo o RN.

O Corpo de Bombeiros destacou que a maioria dos acidentes poderia ser evitada com a adoção de medidas simples, como respeitar as sinalizações, seguir as orientações dos guarda-vidas, evitar entrar no mar após consumo de bebida alcoólica, manter crianças sempre sob supervisão e comunicar imediatamente às equipes sobre a presença de caravelas ou áreas de risco.

A corporação seguirá com ações preventivas e operacionais durante toda a temporada, reforçando o compromisso com a preservação de vidas e a segurança da população.